Como era característico das revistas dirigidas por Adolfo
Simões Muller a informação sobre os autores era
apenas aquela que se conseguia
retirar de alguma assinatura que sobrava nas vinhetas, quando não era apagada
ou eliminada na mutilação do desenho. Alguns episódios eram publicados sem
indicação da série a que pertenciam, nomeadamente os de Oncle Paul, mas não só.
A não identificação dos autores, dificulta atualmente, em
muitos casos, a possibilidade de se descobrir quem desenhou ou escreveu o
argumento.
A revista caracterizou-se por quase sempre publicar três ou
quatro histórias em continuação e uma história completa. Saíram desta regra
alguns números entre o 110 e o 130 e os últimos três, neste caso pela
necessidade de completar todas as histórias.
As capas, no início estavam assinadas por alguns autores
portugueses, onde se conseguem identificar José Pires, Manuel Ferreira e
Fernando Bento, mas depois deixaram de ser assinadas e não se identifica a
autoria. De referir que as capas na sua generalidade tinham por tema os contos
publicados ou as histórias completas e
muito raramente as séries em continuação.
Muitas das séries surgiram com adaptações para português do
título, mantendo outras o nome original, não deixando perceber o critério. Há um caso em que uma série surge com uma designação em cada episódio.
Nas listagens que apresento optei, sempre que possível, por
manter o nome original.
Segue-se uma lista de
séries com o título original e a adaptação feita pela revista Zorro.
Zacarias/ Gaston Lagaffe
Marcos Vilar/ Alain Landier
Umpá-Pá/ Oumpah- Pah
Cristovão Cardan/ Alain Cardan
Macarrão e Ravioli/ Spaghetti
Capitão/ Capitan
Nº
da revista
|
Série
|
Episódio
|
Autores
|
Observações
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44
|
O rival do Zorro
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Os mascarados
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Guido Buzzelli
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Modest e Pompom
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Greg/Attanasio
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45
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A grande cascata
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46
|
Buffalo Bill
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O filho de Águia Real
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Jesus Blasco
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Modest e Pompom
|
Attanasio
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46-51
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A televisão
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Roger Leloup
|
Spirou-1957
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47
|
Modest e Pompom
|
Attanasio
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Robin dos Bosques
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O traidor
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Cuto
|
História muda
|
Jesus Blasco
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48
|
Cuto
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D+D+T=R.I.P.
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Jesus Blasco
|
1 página
|
Capitão Walter
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Os guerrilheiros de Luzon
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Gaston Lagaffe
|
31 A e 31 B
|
Franquin
|
Spirou -1958
|
|
49
|
Gaston Lagaffe
|
Franquin
|
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O veleiro da salvação
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||||
49-56
|
Umpá-Pá
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Umpá- Pá e os piratas
|
Goscinny/ Uderzo
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Tintin 1959
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50
|
Gaston Lagaffe
|
30 A e 30 B
|
Franquin
|
Spirou -1958
|
Tenente Burton
|
A última bala
|
Liliane e Fred Funcken
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||
51
|
Gaston Lagaffe
|
Franquin
|
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Capitão Walter
|
O filho do emir
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52
|
O pintor da pradaria
|
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53-60
|
Bessy
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Na boca do lobo
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Willy Vandersteen
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53
|
O génio do rio
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Cinedrama
|
1 tira
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54-67
|
Alain Cardan
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Alô, aqui Venus
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Yvan Delporte/ Gerald Forton
|
Spirou -1958
|
54
|
Capitão Walter
|
Os bandidos do Nilo
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54-69
|
Jerry Spring
|
O rei da serra
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Philip/ Jijé
|
Spirou -1960
|
55
|
Capitão Walter
|
Aventura no Bornéu
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56
|
Dacy Crockett
|
O corneteiro fantasma
|
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57-70
|
Blondin e Cirage
|
Aventura no México
|
Jijé
|
Spirou- 1951
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57
|
100% policial
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Gaston Lagaffe
|
Franquin
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|||
58
|
A grande empresa
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59
|
Buffalo Bill
|
Ameaça de morte
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Jesus Blasco
|
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60
|
A espada de Rif
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61
|
Robin dos Bosques
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O assassino de Sherwood
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62-70
|
Bessy
|
O machado de guerra
|
Willy Vandersteen
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|
62
|
Em guarda, Johnny
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Fernan/ Vasseur
|
Tintin belga 1962
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63
|
Porto de Yedo
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64
|
Billy the Kid
|
Eu sou Billy the Kid
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Gaston Lagaffe
|
Jidehem/ Franquin
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65
|
Dick Turpin
|
O pequeno irlandês
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66
|
Robin dos Bosques
|
Um dia maravilhoso
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67
|
Buffalo Bill
|
A grande prova
|
Jesus Blasco
|
|
68
|
Polícia de fronteira
|
|||
69
|
Dick Turpin
|
O relógio acusador
|
||
69-73
|
O espião de Washington
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70
|
Davy Crockett
|
Passagem subterrãnea
|
||
70-75
|
A marca dos Jolms
|
Hans Kresse
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||
71
|
O piloto das Aleutas
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|||
71-85
|
Johan e Pirlouit
|
O cavaleiro Patali
|
Peyo
|
Spirou-1953
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72
|
Robin dos Bosques
|
O veado desaparecido
|
||
72-77
|
Homens e máquinas
|
Renato Polese
|
||
73
|
Billy the Kid
|
Peste na cidade
|
||
Robert Surcouf
|
||||
74-81
|
Jonny, o rei da selva
|
|||
74
|
A caminho do oeste
|
|||
75
|
Texas Jack
|
A filha de Garra de Urso
|
José Garcês
|
|
76-87
|
Marlin Keel
|
Baleias no antártico
|
George (Geo) Shedd
|
|
76
|
Zorro
|
Um rapaz endiabrado
|
||
77
|
Davy Crockett
|
O tesoiro dos indíos
|
||
78
|
Piratas na costa
|
|||
79
|
Robin dos Bosques
|
O ataque dos Vikings
|
||
79-85
|
Thorn McBride
|
Uma mulher a bordo
|
Kenneth
Simms/
Frank Giacoia
|
|
80
|
O melhor cavalo do mundo
|
|||
81
|
Os cinco mil da montanha de Moisés
|
|||
82
|
Rob Roy
|
Revolta na Escócia
|
||
83-96
|
Tanguy e Laverdure
|
Escola de águias
|
J.M. Charlier/ Uderzo
|
|
83
|
O cavaleiro negro
|
|||
84
|
O último dos barões
|
|||
85
|
Robin dos Bosques
|
O escudeiro saxão
|
||
86-97
|
Blondin e Cirage
|
Kamiliola (i)
|
Jijé
|
|
86
|
Texas Jack
|
O regresso de Falcão Branco
|
José Garcs
|
|
87
|
Robin dos Bosques
|
O truão de Lenby
|
||
88
|
Davy Crockett
|
O urso assassino
|
||
88-94
|
Bessy
|
O fugitivo
|
Willy Vandersteen
|
|
89
|
Robin dos Bosques
|
O falso exército de Sir Rufus
|
||
89-140
|
Joana, João & o Macaco Simão
|
O “Manitoba” não responde
|
Hergé
|
Coeurs Vaillants-1936
|
90
|
A colina de Nim rud
|
|||
91-92
|
Oiro na Serra Branca
|
|||
92
|
Robin dos Bosques
|
A catapulta gigante
|
||
93
|
Capitão Walter
|
Grande Prémio
|
||
94
|
Davy Crockett
|
O tesoiro dos indios
|
||
95
|
Gaston Lagaffe
|
Franquin
|
||
Zorro
|
O homem do cavalo branco
|
Zorro ( revista francesa) - 1960
|
||
95-100
|
A guarnição abandonada
|
Excelente trabalho de recensão sobre a revista Zorro, uma das boas publicações dos anos 60, infelizmente com vida curta. No que às capas diz respeito, há também algumas desenhadas por José Garcês, como por exemplo a do nº 86, aqui reproduzida, alusiva à história "O Regresso de Falcão Branco".
ResponderEliminarAbraços e continuação do bom trabalho, cuja utilidade, como neste caso, é inquestionável.
Jorge Magalhães
Caro Jorge Magalhães
ResponderEliminarA revista Zorro foi publicada numa época, os primeiros anos da década de 60, que parece ter sido bastante difícil para a banda desenhada em Portugal e para os autores portugueses.
É uma revista que do ponto de vista sociológico também mostra algumas características de pretender adaptar-se a um novo tipo de publico.As secções de texto, os textos publicados e as cartas dos leitores mostram as diferenças em relação ao que se passava 10 anos antes.
De facto, o lançamento do Zorro, logo após se ter esgotado o período de "vitalidade" do Cavaleiro Andante, correspondeu a um desejo de renovação das publicações da Empresa Nacional de Publicidade (de que também é exemplo a Nau Catrineta, suplemento do Diário de Notícias) e à natural evolução dos gostos e interesses dos leitores, como aliás se verificava um pouco por toda a Europa, no tocante às revistas juvenis (mas não só). Os anos 60 foram a década em que o estilo de vida da juventude se modificou mais profundamente, com indeléveis reflexos em toda a sociedade ocidental.
ResponderEliminarInfelizmente, parece que o novo e ecléctico figurino com que o Zorro se apresentou ao público, procurando abordar uma miscelânea de assuntos, desde os ídolos da canção e do desporto às efemérides históricas e às curiosidades da ciência e da cultura, não atingiu plenamente o seu objectivo, talvez porque os orientadores da revista descuraram o factor mais importante, a BD, dando pouco relevo a alguns dos heróis que tinham alimentado, com êxito, a trajectória do Cavaleiro Andante: Tintin, Astérix, Lucky Luke.
Não quero com isto dizer que o Zorro não publicou outras séries dignas de nota, mas a verdade é que nenhuma delas (com excepção de Ric Hochet) era tão popular e tinha tanto interesse como qualquer das três citadas, que só alguns anos depois, no Tintin da Bertrand, “ressuscitaram”, chegando a um público ávido pelas grandes criações da BD franco-belga, que o próprio Cavaleiro Andante tinha paulatinamente ajudado a formar.
Abraços,
Jorge Magalhães