quinta-feira, 10 de julho de 2025

Von Braun

 

Wernher Magnis Maximilian Freiherr von Braun nasceu na Alemanha em 23 de março de 1912, numa família da aristocracia nobre que perderia os seus privilégios em 1919.

Não iniciou a sua carreira estudantil com grande sucesso na física e na matemática, mas a leitura de livros que lhe despertaram o interesse pelas viagens espaciais, levaram-no a interessar-se fortemente por estas duas disciplinas, especializando-se na produção de foguetes. O seu percurso de vida é bastante polémico, pois aderiu ao partido nazi ainda antes do início da guerra, tendo entrado para as SS posteriormente. Mas tarde apresentaria estas decisões quase como a casos  que não poderia escapar.

Durante a II guerra mundial foi um dos engenheiros responsáveis pela produção dos motores das bombas V2, que aterrorizaram os ingleses. No final da guerra, rendeu-se às tropas dos Estados Unidos, país que acabou por o recolher, assim como a muitos outros cientistas nazis, reabilitando-os e dando-lhes uma vida nova. Nos Estados Unidos foi o responsável pelos foguetões que colocaram o homem na Lua. Possuidor de nacionalidade estadunidense desde 1955, recebeu várias condecorações neste país, que juntou às que tinha recebido do governo nazi.

Von Brau morreu nos Estados Unidos em 16 de junho de 1977.

Ficam abaixo dois trabalhos em banda desenhada que se referem a Von Brau.

 “A4” a la Lune; Les Belles Histoires de l’Oncle Paul; Octave Joly (argumento); Laurent (desenho); Spirou 1628


Um estranho satélite; Corrado Caesar; Por esse mundo fora;  Cavaleiro Andante Especial – junho 1954

Sem comentários:

Enviar um comentário