sábado, 27 de abril de 2019

Eduardo Teixeira Coelho - centenário do nascimento (6)

Os Vikings

Um dos temas mais abordados nos muitos episódios que Eduardo Teixeira Coelho desenhou foi o mundo Viking.
Tudo começou em O Mosquito com uma pequena narrativa intitulada Sigurd, o herói, que teve como autor do argumento Raul Correia. Nota-se ainda um desenho incipiente em relação ao que viria a ser a arte de Eduardo Teixeira Coelho, que surgiria de forma já mais esplendorosa na outra obra que ele publicava em simultâneo: O caminho do oriente.
Sigurd, o herói

Em 1955, já a viver em França, começa a desenhar para Vaillant, com argumento de Jean Olivier, a série Ragnar. Esta série narra as aventuras de um jovem viking que percorre os mares e enfrenta duros combates, sempre envolvido na mitologia nórdica.
Não é possível a localização temporal correta da época em que decorre a série ,mas alguns eventos que decorrem levam a colocá-la entre o ano 900 e pouco depois do ano 1000.
Ragnar

1962 foi o ano em que surge uma nova série criada pela mesma dupla, mas desta vez numa revista de formato pequeno. A série Biorn começou por ser publicada na revista Brik, durante dois anos. Depois  de uma interrupção de dois anos os autores retomaram a série em Pirates, desenhando episódios até maio de 1968. A série narra as aventuras de um viking, Biorn, natural de Nidaros, na Noruega, que, expulso do seu território, navega, cruzando vários portos do norte da Europa.
Biorn

Em 1970 Eduardo Teixeira Coelho desenhou Thorwald Erikson, com argumento de Jean Ollivier, uma história com 12 páginas no Almanach Ouvrier-Paysan de 1970. Foi uma iniciação à grande saga Viking.
 
Thorwald Erikson

Jean Ollivier e Coelho retornam mais tarde, em 1976,  ao povo Viking, desta vez ficcionando a personagem real: Erik, O vermelho. Protagonista de uma saga, terá sido este norueguês o primeiro a chegar ao continente americano e a colonizar a Gronelândia. Esta personagem já tinha feito aparecimentos fugazes nas séries Biorn e Ragnar.
 
Erik, o vermelho

A sua experiência em desenhar séries com vikings levou a Larousse a convidá-lo para desenhar episódios referentes a esta temática em duas longas obras que publicou.
Foi assim que  desenhou Les loups de la mére,  com argumento de Jean Ollivier em Histoíre de France en Bandes Dessinées.
Les loups de la mère

Na coleção La Decouverte du Monde en Bandes Dessinées desenhou Drakkars a Leste, também com argumento de Jean Ollivier.
Drakkars a Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário