quinta-feira, 7 de março de 2019

As séries western da Marvel na Coleção Ciclone (II série) (1)

Em 25 de junho de 1972 surgia uma nova revista nos postos de venda. Embora identificada  num pequeno quadrado no canto superior esquerdo da capa como Coleção Ciclone (2ª série), na verdade surgia com um título em letras de maior tamanho, identificando-a como Heróis de Far-West.
A revista pretendia dar seguimento à original Coleção Ciclone, que durara 570 números e terminara a sua publicação em Abril desse mesmo ano. A anterior era uma revista em formato muito pequeno, 105 x 145 mm, responsável por inúmeras mutilações de vinhetas. Tinha um preço muito reduzido, quando terminou (1$50), mas já não satisfazia os consumidores, que tinham ganho poder de compra e tinham à sua disposição um conjunto de publicações de maior qualidade de edição.
Capa de uma revista da série original da revista Ciclone no início da década de 70

A nova Coleção Ciclone surgia com periodicidade quinzenal, um formato de 165 x 240 mm, 32 páginas, com capa a cores, e o preço subia para o dobro,  3$00, valor alinhado com outras publicações da Agência Portuguesa de Revistas.
A revista trazia uma outra novidade para o mercado português. Tratava-se de séries de géneros Western produzidas pela Marvel, ou pelas empresas que lhe deram origem, Atlas e Timely Comics, que talvez já pudessem ter alguma presença em Portugal através de algumas revistas brasileiras que por vezes  surgiam à venda no nosso país. Mesmo que tal tivesse sucedido, apenas um pequeno número de leitores teria tido acesso a tal material, pelo que se pode considerar uma  novidade editorial. O material surgia através da agência Transworld  Features Syndicade – Madrid, que assegurava a sua distribuição para o nosso país. Saliente-se que a novidade era tanta, que o próprio nome da agência surgiu mal escrito durante quase um ano, com a primeira palavra do nome escrita como transword.
Capa da nova revista Ciclone 

A publicação dos trabalhos da Marvel durou quase três anos, não tendo depois havido sequência destas séries noutras publicações.  As séries tinham origem, quase todas na década de 50, mas esta publicação em Portugal, e também em Espanha, não deverá estar desligada de uma reedição deste material nos Estados Unidos.
As séries publicadas tinham quase todas episódios muito curtos, três a seis páginas,  o que obviamente não permitia argumentos muito elaborados Foram também  publicadas alguns e episódios isolados, sem continuidade das personagens.
Uma marca desta coleção, enquanto publicou o material da Marvel, foi a utilização de capas provenientes da origem.
Capa da revista número 29, de 5 de março de 1974

Sem comentários:

Enviar um comentário