sábado, 25 de julho de 2015

Inimigos (3)

Garth
Garth é uma série com episódios cujo argumento tem muita qualidade. O mesmo se passa com o desenho, nomeadamente na fase em que Frank Bellamy foi o responsável  pelo grafismo. Os antagonistas de Garth  vão variando com os episódios, no entanto, há um que merece destaque. Se Garth tem em Astra uma deusa que está apaixonada por ele e o vai ajudando em algumas das suas aventuras, tem em Belial um demónio que tenta contrariar Astra, surgindo deste modo como opositor de Garth.



Flash Gordon
Em 7 de janeiro de 1934 Alex Raymond fazia surgir a série Flash Gordon. O protagonista da série, acompanhado de Dale e do Dr. Zarkov acbam por ir parar ao planeta Mongo, onde diferentes povos, com diversas fisiologias e dominando distintas tecnologias são dominados por um tirano, o imperador Ming. As aventuras de Flash Gordon no planeta Mongo, no combate que ia travando com Ming, cativou milhões de leitores por todo o mundo.
As aventuras de Flash Gordon foram seguindo outros caminhos e encontrando outros vilões ao longo dos anos, mas, na década de 70, Ming foi recuperado para  as tira diária.


Lucky Luke
Os  Dalton surgiram pela primeira vez no episódio Os Primos Dalton em 1957. Joe, William, Jack e Averell são uns desastrados bandidos que  substituem os verdadeiros Dalton, Os irmãos Dalton, mortos no episódio Fora da lei, numa situação que não coincide com o que verdadeiramente sucedeu oas 4 bandidos norte-americanos que tiveram existência real.
Os primos Dalton são responsáveis por algumas das mais hilariantes histórias da série, designadamente pela diferenaç de atitudes e comportamentos entre  Joe e Averell, o mais baixo e o mais alto.


Dan Dare
Naquela que é umas séries de ficção científica de origem inglesa, com maior sucesso, Dan Dare, o vilão que acompanha o protagonista desde o início, escapando-lhe sempre no final década episódio, para reaparecer sempre com vontade de vencer Dan Dare, é um ser de baixa estatura, designado Mekon. Este ser, de grande massa cerebral e musculatura atrofiada, possui uma inteligência elevada, acaba sempre por sair perdedor nas suas inúmeras tentativas de conquistar o poder no universo.



DicK Tracy
Dick Tracy é um polícia. As suas aventuras, desde a criação da série em 1931, têm um caráter de grande violência, com vilões sem quaisquer escrúpulos  a cometerem todos os atos que possam levar a conseguir os seus objetivos. O próprio Dick Tracy é um polícia que não hesita em usar a violência, não sentindo qualquer remorso por ter de matar um criminoso.
A série teve vários vilões ao longo dos anos que tem sido publicada. Deixo aqui o registo de um: O Toupeira, um bandido subterrâneo. Trata-se de uma personagem que não poderia ter existência real, pois não poderia escavar túneis com sucede nos episódios em que participa.


Cartouche
Esta série, apesar de o desenhador ser português, Eduardo Teixeira Coelho, foi criada para a revista francesa do mesmo nome, Cartouche. Relata as aventuras de um francês do século XVIII que com um pequeno bando roubava aos ricos, protendo os mais desfavorecidos.
Nesta série, que teve argumento de Jean Olivier, Cartouche tem três inimigos com quem se confronta nos diferentes episódios.
O senhor De Croizille, chefe da polícia; o tenente Hector Bragance, tenente da polícia; o inspetor Cardinal, também elemento da polícia.






Clorofila
Clorofila é um rato sempre metido em aventuras. Tem um inimigo terrível, Antracite, o chefe dos ratos negros, que tudo faz para conseguir conquistar o maior poder possível. A essas tentativas irá opor-se Clorofila, que acompanhado dos seus amigos, acaba por conseguir vencê-lo.



Blake e Mortimer
É um dos vilões de maior longevidade e maior sucesso na banda desenhada de origem europeia. Olrik, é o inimigo da dupla Blake e Mortimer, criada por Edgar Pierre Jacobs, que se autorretratou na fisionomia do vilão.
Olrik surgiu logo no primeiro episódio da série, em 1946, tendo mantido uma presença assídua ao longo de todos estes anos. Foram reduzidas as aventuras da dupla em que o vilão não teve participação.



Buck Ryan
Esta série foi criada pelo desenhador Jack Monk e o argumentista Don Freeman, tendo surgido pela primeira vez no Daily Mirror em 22 de março de 1937. Buck Ryan é um detetive privado cujos casos vão desde ao roubo, rapto, assassínio e espionagem.
Twilight é uma mulher criminosa com quem Buck Ryam entrou muitas vezes em conflito. Apesar da violência de algumas das cenas entre eles, mais tarde, ela tornar-se-á sócia de BucK Ryan, na gestão de cum clube.

Alix
A série Alix foi criada em 1948 na revista Tintin. Alix é um jovem romano e todas as suas aventuras o colocam na época do apogeu deste império, que ele percorre, indo mesmo mais longe, até à China.
Logo no primeiro episódio Alix confronta-se com o cruel Arbacés, um indivíduo de origem grega que se tornará seu inimigo e com o qual terá outros recontros.



Archie Cash
A série Archie Cash criada por Malik e  Brouyére tem alguns episódios com argumento interessante. No desenho, com o protagonista a copiar a fisionomia do ator Charles Bronson, Malik apresenta soluções gráficas originais e consegue transmitir ao leitor a sensação de movimento de forma muito eficaz. Lê-se um episódio de Archie Cash e não se fica com a sensação que se olhou para estátuas, mas sim para pessoas em movimento.
O inimigo de Cash surge logo no primeiro episódio. O coronel Achen é um militar admirador de Rommel, que dá a Archie Cash, também ele militar, a ordem de disparar sobre a população que se manifesta contra o governador.
A desobediência à ordem, leva Cash a fugir e a juntar-se aos rebeldes.
Achen, já expulso do seu cargo e fugitivo, voltará a aparecer em episódios posteriores.


Chick Bill
Nesta série não existe um vilão com grande preponderância nos episódios. O bandido que surge mais do que uma vez, cruel e disposto a matar, é Black Skelett. A série Chick Bill tem como personagens o próprio Chcl Bill, o xerife Dog Bull, o índio Petit Caniche e o ajudante de xerife Kid Ordinn. É sobre esta última personagem que Black Skelett faz normalmente recair todo os eu ódio.


O Califa
Nesta série o inimigo é o “bom da fita” Iznogoud é o vilão que quer ser Califa e que é sempre derrotado. Sempre, ou melhor quase sempre, pois o califa sofreu uma grande derrota.
Quando a série começou Iznogoud era personagem secundária na série que tinha o nome do Califa. Iznogoud nunca conseguiu ser califa, mas conseguiu destronar Haroun El Poussah de protagonista da série, que acabou por adquirir o seu nome.
Eis a dupla de inimigos


O Escorpião
O Escorpião é uma série iniciada no ano 2000 por Marini no desenho e Desberg no argumento. Localizada no século XVIII, narra as aventuras de Armando Catalano ( O escorpião), um homem que vive do tráfico de relíquias e que em um escorpião tatuado. É essa tatuagem que está na causa da perseguição que lhe move o Cardeal Trebaldi, um clérigo sem escrúpulos, ambicioso e vingativo, com aspirações a uma posição mais elevada na hierarquia da igreja católica.




Sem comentários:

Enviar um comentário