sábado, 14 de maio de 2016

Sitting Bull

A história do mundo está repleta de extermínios de povos e  genocídios.
O avanço da colonização naquilo que é o atual território dos Estados Unidos levou à expulsão dos nativos, que quando se recusavam a abandonar os territórios onde viviam eram a isso forçados pela lei das armas.
Embora a diferença de capacidade bélica fosse enorme, com o exército dos Estados Unidos a conseguir impor a sua força, muitos índios resistiram a entrar nos campos onde os colocavam e onde morriam de fome, fio e doenças.
Sitting Bull, Touro Sentado, foi um dos chefes Sioux que comandou essa resistência, na década de setenta do século XIX,  ficando conhecido por ter derrotado e aniquilado o sétimo regimento de cavalaria, comandado pelo general Custer, na batalha de Little Big Horn.
Perseguido pelo exército dos Estados Unidos, foi obrigado a refugiar-se com a sua tribo no Canadá, de onde regressou em 1881,  apresentando a sua rendição.
Mais tarde trabalhou no famoso Wild West Shows de Buffalo Bill.
Sitting Bull morreu num tiroteio em 15 de dezembro de 1890.
Na minha coleção existem dois trabalhos biográficos sobre este chefe índio.
Um deles, desenhado por Hermann, com argumento de Yves Duval, numa curta história desenhada em 1966. O outro, desenhado pro José Ortiz, sobre o argumento de Josep Toutain, com um grafismo diferente e publicado na década de setenta, originalmente para o mercado dos Estados Unidos.
Apresento aqui também, um episódio, que está relacionado com a vida de Sitting Bull. O relato da batalha de Little Big Horn River, desenhado por Torton, com texto de Yves Duval e publicado originalmente em 1962 na revista belga Tintin.

Título
Autores
Publicação na minha coleção
Sitting Bull
Arte: Hermann
Texto: Yves Duval
Mundo de Aventuras (II fase) 375

Sitting Bull
Arte: José Ortiz
Texto: Josep Toutain
Blue Jeans  21

Litle Big Horn River
Arte: J. Torton
Texto: Y. Duval
Zorro 147 / Mundo de Aventuras ( II fase)481







Sem comentários:

Enviar um comentário