sexta-feira, 21 de julho de 2023

Descobrimentos portugueses (1)

 Muitas vezes a descrição dos descobrimentos efetuados por portugueses é confundido com a manutenção do império que surgiu dessas descobertas. Nesta lista pretende-se apenas evocar as bandas desenhadas que se referem às viagens e explorações que conduziram a novas terras ou, levaram a outras já conhecidas, por caminhos novos, como seja a chegada marítima à Índia.

Haverá outras opiniões sobre o que deveria constar nesta lista, mas trata-se de uma escolha pessoal, não se constituindo mais do que um repositório de informação sobre o tema.

Excluem-se das menções as obras mais genéricas de História de Portugal onde os diversos acontecimentos são tratados apenas como referências pontuais.

Também as histórias biográficas do infante Henrique, o navegador, estão excluídos, por não constituírem em si atos de descoberta ou de viagem, mas refletirem as atividades daquilo que atualmente poderia ser considerado um gestor, que não abandonava o seu escritório.

A lista que se fornece não é exaustiva, representa apenas os trabalhos que pontuam na minha coleção, podendo até haver alguns esquecidos no meio de tantos episódios.

 

A descoberta de Porto Santo e da Madeira, da autoria de Baptista Mendes no álbum Por mares Nunca Dantes Navegados.

Diogo Cão, no Mundo de Aventuras 346 (fase 2). Da autoria de Vitor Peon relatando viagens na Costa de África. Junta dois episódios publicados na revista Tintin números 7 e 8 do 1º ano


 Diogo Cão, Um relato das viagens do navegador, por Baptista Mendes na revista Camarada, 2ª série, número 26 de 1960.

O cabo das tormentas. Relato da viagem de chegada a este ponto do Sul da costa africana por Bartolomeu Dias. Desenho de Jarry e argumento de Yves Duval, neste episódio relatado em  O Mundo de Aventuras 368 (fase 2).

Os dia de Bartolomeu, Um álbum desenhado por Nuno Saraiva narrando humoristicamente a vida do navegador.


Bartolomeu Dias, por Baptista Mendes, na revista Camarada n´º 5 de 1962.


Sem comentários:

Enviar um comentário