segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Buck Danny

Buck Danny surgiu como uma série contextualizada na II Guerra Mundial e assim se manteve durante alguns episódios. Inicialmente teve argumento de Georges Troisfontaines, passando rapidamente para Jean-Michel Charlier. O desenho era de Vitor Hubinon, com exceção dos elementos mais técnicos, como armas, barcos e aviões, que eram da responsabilidade de Charlier.

O primeiro episódio, Os japoneses atacam, foi publicado originalmente na revista Spirou  entre 2 de janeiro e 18 de dezembro de 1947.

Buck Danny é um jovem engenheiro, que devido ao ataque japonês a Pearl Harbour, ingressa  na força aérea dos Estados Unidos. Buck Danny mais do que um herói participante em grandiosos feitos é uma testemunha privilegiada das batalhas que aconteceram no pacífico entre os Estados Unidos e o Japão.

Há algum desconhecimento do argumentista sobre a forma como se organizam as forças de guerra dos Estados Unidos, com a marinha a ter a sua própria aviação, mas esse é um pormenor não muito relevante, perante o interesse da série e deste episódio, publicado num tempo onde ainda estavam bem presentes os efeitos da guerra e a distinção clara entre o lado bom e o lado mau.

Em Portugal o episodio foi publicado no Mundo de Aventuras 60 a 62, em 21 de novembro e  5 de Dezembro de 1974, 27 anos depois da publicação original e de episódios mais recentes da série já serem conhecidos dos portugueses.


Sem comentários:

Enviar um comentário