quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Asterix

 Este foi o primeiro episódio de uma das séries mais conhecidas da banda desenhada. Foi desenhado por Uderzo, com argumento de Goscinny, e foi publicado na revista Pilote entre 29 de outubro de 1959 e 14 de julho de 1960.

Neste episódio são apresentadas as duas principais personagens: Asterix e Obelix, com o segundo a ter um papel menos relevante que o pequeno guerreiro. Surgem ainda alguns dos outros habitantes da aldeia, que se prolongariam na série assim como o romano Júlio Cesar. O cão Ideiafix ( na grafia atual) surgirá mais tarde.

Um centurião romano, desesperado pelas sucessivas derrotas que sofre perante os gauleses da pequena aldeia, tenta descobrir o segredo da força que eles possuem. A descoberta que o segredo está numa poção inventada por Panoramix. Decide capturá-lo e a dupla Asterix e Obélix terão que o resgatar.

O episódio foi publicado em Portugal, pela primeira vez na Revista Foguetão, em 1961, tendo continuidade no Cavaleiro Andante, após o fim da publicação onde inicialmente surgiu editado.




Sem comentários:

Enviar um comentário