sábado, 10 de outubro de 2020

O Falcão (2ª série) nº 1


Em 15 de julho de 1960 tinha início uma das mais longas coleções publicada em Portugal. O Falcão durou 27 anos e 1286 números.
Dava sequência a uma primeira revista com o mesmo número, em formato maior e que publicava histórias em continuação.
Esta segunda vida de O Falcão tinha dimensões aproximada de 130 x 180 mm e publicava histórias completas preto e branco,
O número 1, com 64 páginas, trazia um episódio de Texas Kid, Contrabando de armas, que seria republicado no número 1092. A revista tem a maior parte dos seus números republicados, alguns m ais do que uma vez.
No seu início o diretor era Gabriel Ferrão e a propriedade pertencia ao Grupo de Publicações Periódicas, LDA.

2 comentários:

  1. Saudações,
    Devorava Falcões que me provocou sonhos... e um pesadelo(!):-D
    O que mais adorava dessa colecção era a grande variedade de heróis e aventuras. Ficava fascinado com os desenhos de kalar; os feitos do "nosso" major Alvega;o destemido Caribu; o Ogan com o seu companheiro... adorava as história de ficção científica e muito mais tarde encontrei uma das histórias que está no topo das preferências das histórias de BD a P/B : o Falcão nº463 ( em pequeno não lia histórias de namoricos, amor...histórias para meninas! ;-):-D e só muito depois "descobri" as Janes, as Zannas, as Caseys...)
    O engraçado é que passados muitos anos, quando (re)comecei a adquiri-los, "estranhei" o pequeno tamanho :-D
    Foram mesmo feitos à "medida" juvenil!:-)
    Obrigado por nos recordar essas leituras.
    António Santos

    ResponderEliminar
  2. Esta era também uma das minhas coleções favoritas, juntamente com o Mundo de Aventuras. Havia no Falcão algumas histórias de origem inglesa que, vistas com os olhos de hoje, mereciam uma edição mais cuidada.
    Saudações.

    ResponderEliminar