segunda-feira, 11 de março de 2019

As séries western da Marvel na Coleção Ciclone (II série) (2)


Kid Colt
Uma das séries publicadas surgia logo no número 1 com quatro episódios publicados: O xerife de lata, 5 páginas; Jogo perigoso, 5 páginas; “Embuscada” fantasma, 5 páginas;  Disparar rápido ou morrer, 3 páginas.
De notar o erro ortográfico, demonstrativo de algum desleixo no que se refere a estas publicações.
Kid Colt é uma personagem surgida em 1948, publicada pela Timely Comics, que mais tarde se sequenciaria na Marvel, e um dos seus desenhadores iniciais mais importantes foi Pete Tumlinson. Mais tarde seria Jack Keller a desenhar a série e os quatro episódios publicados no número 1 são da sua autoria.
Blaine Colt é o nome real de Kid Colt que foi injustamente acusado de assassínio, após ter morto num duelo legal o assassino do seu pai.
Página de O batoteiro, no número 28, desenhado por Jack Keller


Ringo Kid
Foi outra da séries que surgiu no número 1 de Heróis do Far-West (Coleção Ciclone, 2ª série).
Dois episódios marcam esse surgimento: Mestre-Escola, 4 páginas; Diligência saqueada, 5 páginas.
Ringo Kid surgiu em agosto de 1954 para a editora Atlas, que deu origem à Marvel. O argumentista é desconhecido, mas o seu primeiro desenhador foi Joe Maneely.
Os episódios publicados não têm assinaturas, mas a maior parte pertencerá a Fred Kida, como por exemplo o publicado no número 4, Esporas de ouro.
O protagonista que dá nome à série é um cavaleiro que veste de negro. É filho de um branco, Cory Rand e de uma índia. Injustamente acusado de um crime, percorre o oeste no seu cavalo de nome Árabe, muitas vezes acompanhado de Dull Kniffe um guerreiro comanche
Página  de Desforra em Calico, no número 39


Rawhide Kid
Mais um dos Kids da Marvel publicado nesta coleção.
Rawhide Kid surgiu em março de 1955. Os seus criadores foram Stan Lee e Bob Brown. Embora tenha surgido com o nome de Johnny Clay, passou posteriormente a ser chamado Johnny Bart.
Rawhide Bart teve o pai e a mãe mortos, ainda era bebé, num ataque de comanches ao rancho onde viviam.
Mais tarde o seu pai adotivo também será assassinado.
Trata-se de mais um personagem que vive fora da lei mas que atua do lado da justiça.
Comparados com os outros personagens publicados na revista, Rawhide Kid acaba por ter episódios mais longos. Por exemplo, o episódio Grito de guerra tem 19 páginas.
Página de A mina de ouro, no número 44

Um dos episódios publicados nesta coleção da APR coloca Rawhide Kid como interveniente na batalha de Little Big Horn e o general Custer como um desequilibrado em termos emocionais. Como a história não pode ser mudada, também Rawhide Kid não conseguiu evitar a catástrofe ocorrida para o exército dos Estados Unidos.
Página de O bandido e o general no número 47. Embora pertença ao episódio atrás referido, esta página tem também um título.


Kid duas pistolas ou Kid dois colts
Two-gun Kid e o título original desta série. Como é costume nas séries da Marvel, muitas séries morrem, nascendo outras com o mesmo nome e personagens com características diferentes. Two-gun Kid não fugiu a esta regra e a série original, criada em 1948, tem muitas diferenças da sua homónima surgida em 1962. Além da diferença de nomes reais do protagonista, o primeiro era cowboy, de nome Clay Harden,  e o segundo advogado, chamando-se Matt Hawk.
Os episódios publicados na Coleção Ciclone (série II) pertencem à segunda fase da série, seja pela máscara do protagonista, pela roupa, ou pelo seu nome Matt Hawk.
Trata-se de mais uma personagem com dupla personalidade, o advogado respeitável e o justiceiro mascarado corretor das injustiças que o sistema não consegue resolver e capaz de  lutar contra qualquer bandido.
Página de Vingança sobre carris, no número 19.


Outlaw Kid
O último Kid publicado pela coleção da APR e que aqui abordado será Outlaw Kid. A série surgiu em 1954 e narra as histórias de um personagem mascarado com uma vida dupla.
Lance Temple vive com o pai num rancho. O pai, cego, era em grande opositor das ações de violência e obrigou-o a prometer que nunca usaria uma arma. Foi assim que surgiu o seu duplo, Outlaw Kid, que tapava o rosto com um lenço quando tinha que atuar.  Há um total contraponto de atitude e personalidade entre o advogado pacífico Lance Temple e o justiceiro Outlaw Kid.
A série foi criada por Doug Wildey e a maior parte dos episódios publicados nesta coleção estão assinados por este desenhador.
Página de O forasteiro, desenhada por Doug Wildey, publicada no número 30

1 comentário: