sábado, 30 de março de 2019

Nuno Álvares Pereira

Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360 em Cernache de Bonjardim. Com a idade de 13 anos foi para a corte, tornando-se escudeiro da rainha Leonor de Teles.
Tinha elevadas capacidades de liderança e estratégia militar, o que rapidamente o guindou ao comando das tropas portuguesas que lutavam contra as de Castela, cujo rei pretendia o trono português após a morte do rei Fernando.
Venceu várias batalhas, mas aquela que mais perdura na memória é a que ocorreu em Aljubarrota em 14 de agosto de 1385, onde conseguiu vencer um exército com cerca de cinco vezes mais homens que o de Portugal.
Após a consolidação do reinado de João I, praticamente abandona a vida militar, participando ainda em 1415 na conquista de Ceuta.
Os seus últimos anos de vida foram passados no Convento do Carmo.
Nuno Álvares Pereira faleceu em 1 de novembro de 1431.
A figura de Nuno Álvares Pereira cruza muitos trabalhos de banda desenhada que tentam retratar a época por ele vivida, e na qual foi uma das personalidades mais relevantes.
Aqui irei referir apenas aqueles trabalhos na minha coleção, em que ele tem um papel mais relevante ou que se centram na sua biografia.

Aljubarrota, por Vitor Peon no Tintin
 

D. Nuno Álvares Pereira, por Fernando Bento, no Diabrete
 

Histórias da nossa História, por Fernando Bento, no Diabrete
 

O Santo Condestável, por Carlos Alberto Pereira, no Mundo de Aventuras
 


O cavaleiro da espada invencível, com argumento de Maria Isabel Mendonça Soares  e desenhos de José Manuel Soares, na Fagulha

Sem comentários:

Enviar um comentário