sábado, 28 de novembro de 2015

Os Irmãos Dalton

Os irmãos Dalton eram 15, no entanto apenas 4 ficaram famosos por más razões, ao tornarem-se criminosos. Bob, Bill, Emmett e Gratton realizaram um vasto conjunto de assaltos entre 1890 e 1892.
Em 5 de outubro de 1892 o bando tentou assaltar os bancos de Coffeyville, no Kansas. O assalto foi descoberto pela população e os assaltantes foram alvo de tiroteio. Bob e Gratton, morerram, mas Emmett apesar de ter apanhado 23 tiros sobreviveu, foi preso, libertado da prisão após 14 anos, tendo morrido em 1937 em Hollywood, onde se tornou autor de argumentos.
Bill Dalton, o quarto irmão fora da lei, foi morto em 1894.
Na banda desenhada há uns Dalton muito conhecidos, na série Lucky Luke, que seriam primos dos irmãos Dalton, que surgem num episódio desta série onde foram mortos. Como a versão de Lucky Luke dos Dalton se afasta da versão real, não faz parte das histórias destes irmãos, que eu considero biográficas.
 São duas as histórias da minha coleção. Uma delas desenhada em 1969 por Hermann, num episódio de 4 páginas, e a outra, sem indicação de autor, publicada em 63 páginas de uma revista de  formato de bolso.

 Vêm aí os Dalton, publicada na coleção Apache número 63

Os Dalton, desenhado por Hermann, com texto de Step, publicado na revista Mundo de Aventuras ( II série), número 387.



Sem comentários:

Enviar um comentário