quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Através do deserto

Esta é a adaptação da obra Um pequeno herói (In Desert and Wilderness) de Henryk Sienkiewicz, escritor que em 1905 recebeu o Prémio Nobel da Literatura
É uma característica história de aventuras. Os protagonistas são dois jovens, Stas de 14 aos e Nel de 8 anos, que são raptados por um grupo de árabes que os pretendem entregar a um chefe que se rebelou contra os colonizadores europeus. A história narra o percurso dos raptados de Port-Said até Cartum no Sudão, através do deserto, contando as  atitudes de coragem do jovem Stas, na tentativa de proteger Nel.
Nem tudo corre bem aos raptores e a sua fúria cai sobre os jovens. Na sequencia do ataque de um leão, e da morte do animal, os dois jovens acabam por ficar livres dos seus captores.
Sózinhos em África apenas na companhia de Kali e Mea, dois jovens africanos, têm que fugir a todos os perigos que a selva africana encerra: clima, animais e doenças no intuito de conseguirem retornar a uma zona onde possam ser recolhidos.
A adaptação é José Garcês. Foi feita para a revista Cavaleiro Andante e publicada a partir de julho de 1958. Teve uma reedição em álbum em 1993.
Também na coleção espanhola Joyas Literárias existe uma versão, desenhada por José Grau, com guião de Armonia Rodriguez
Nas adaptações para a banda desenhada há um ponto em que diferem. Após Stas ter morto o leão, na versão de José Garcês, o jovem dispara sobre uns rochedos que caem sob os seus captores matando-os. Na versão espanhola, Stas em posse da arma, obriga os captores a irem embora. A versão correta é a de José Garcês, embora apagando o papel que a cadela da jovem Nel desempenhou na morte de um dos árabes.

José Garcês na revista Cavaleiro Andante


José Garcês em álbum


José Grau nas Joyas Literárias


Sem comentários:

Enviar um comentário