segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Horacio Altuna


Horacio Altuna é um desenhador argentino nascido em Córdoba em 24 de novembro de 1941. Talvez o seu nome tenha saltado para a ribalta como o êxito da tira El loco Chávez, mas muitos outros êxitos se seguiram.
Embora  seja identificado imediatamente com o desenho erótico, com a sua arte a transparecer uma enorme intensidade de sexualidade, Altuna, vai muito para além desse âmbito apresentando trabalhos que se afastam desse caminho.
Em comum, quase toda a sua obra projeta uma  abordagem permanentemente crítica da sociedade atual, por vezes projetada no futuro ficcionado, num retrato muito duro das relações das pessoas, seja através dos afetos, dos ódios, do lazer ou do trabalho, seja nas obras que têm o argumento de Carlos Trillo, mas de forma muito mais incisiva naquelas em que ele próprio constrói o argumento.
Altuna começou a desenhar em 1965 para a revista Super Volador. Rapidamente passou para as revistas D`Artagnan e Fantasia. É nessa época que entra em contacto com alguns dos melhores argumentistas argentinos: H.G. Oesterheld o Robin Wood.
A crise nas revistas argentinas do final dos anos sessenta e início de setenta obriga-o a trabalhar para o mercado inglês, com inúmeros trabalhos não assinados.
Em 1974 inicia a colaboração com Trillo, criando a série El loco Chávez. Nesta época o estilo de Altuna tinha-se aprimorado e começava a evidenciar-se pela forma de desenhar a figura feminina.
No inicio da década de 80 emigra para Espanha, onde se dá a sua viragem mais acentuada para o uso do erotismo no desenho, nomeadamente em Tragaperras e Chancs.
Essas obras abriram-lhe o mercado da Play-boy para onde desenhou um conjunto de histórias curtas, com enfase no erotismo das personagens e situações.
De destacar dois prémios que recebeu: um Yellow Kid em 1986 no Salão de Lucca e o Grande Prémio do Salão de Barcelona em 2006
Deixo aqui as obras de Horacio Altuna que possuo na minha coleção.


Episódio
Argumento
Publicação na minha coleção
A partida
Carlos Trillo
Seleções BD 1
Glamour

Cimoc 63
Pastores (Che Guevera)

Cimoc Especial 5
Ritmos

Cimoc especial 6

Merdichesky
  Carlos Trillo

Comix International 11 a 17
Charlie Moon
Carlos Trillo
Comix international 18-22/Álbum Planeta de Agostini
Laurita

Cimoc International 25
Divorcio

Cimoc International 37
Experiencia

Cimoc International 41

Merdichesky

Comix International 42
Time Out

Zona 84 de 19 a 23
Tragaperras

Zona 84 4-5
Chances

Álbum Editorial Norma



Las puertitas del señor Lopez
Carlos Trillo
Álbum Planeta de Agostini

El Loco Chavez
Carlos Trillo
Álbum Editions Glenat

Duelo em terra                                                 Escaravelho azul 3/vol2




Sem comentários:

Enviar um comentário