segunda-feira, 30 de setembro de 2013

relendo... ao acaso: Mandrake


Episódio
O 8 volta a atacar

Série
Mandrake

Autores
Argumento: Lee Falk
Desenho: Fredericks

Dados sobre o episódio
Título original: 8
Data da publicação original: 1 de agosto de 1977 a 10 de dezembro de 1977
Leitura: Mundo de Aventuras 255
Data da publicação: 17 de agosto de 1978.
114 tiras / p/b
Resumo
Mandrake, que se encontra na sua piscina em Xandu, vê um avião a desenhar um 8 de fumo no céu. Imediatamente suspeita que se trata de uma ação da quadrilha 8 e contacta a polícia. É demasiado tarde e 8 bancos são assaltados. Mandrake resolve fazer de isco para atrair o bando e faz sair no jornal a notícia que a 8 é a organização responsável pelos assaltos. Um avião é enviado para matar Mandrake, mas este consegue escapar e o avião é abatido.
Os pilotos saltam de paraquedas mas estes incendeiam-se. Apenas se salvam por caírem na piscina de Mandrake. A quadrilha tenta então matar os pilotos capturados. Após duas tentativas falhadas, Mandrake consegue apanhar um dos membros que o conduz ao local onde a organização se reúne.
Na sala de reuniões, o chefe tenta matar Mandrake usando um potente raio laser, mas o mágico consegue escapar, atirando com uma cadeira para o local de onde se ouve a voz do chefe, verificando então que apenas se trata de um retransmissor e que mais uma vez o chefe da 8 lhe escapa.

Comentário
O combate com a 8 é um dos temas recorrentes na série e produz sempre dos episódios mais movimentados, com mais ação e dos mais longos. Este não escapa à regra e  temos várias sequências de perseguições e disparos. Provavelmente estes episódios com a 8 serviam para dar alento à série, quando passava por grandes períodos de episódios desinteressantes.
Em termos de desenho, Fredericks não é o meu desenhador favorito de Mandrake. Transmite uma rigidez excessiva aos rostos das personagens secundárias, fazendo-as pouco naturais, comparativamente aos de Mandrake, Lotário, Narda e Jojo, com um desenho mais expressivo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário