segunda-feira, 23 de setembro de 2013

relendo... ao acaso: Luís Má Sorte



Episódio
Um Outono em Berlim

Série
Luis Má Sorte

Autores
Argumento: Giroud
Desenhos: Dethorey
Cor: Julie Carle

Dados sobre o episódio
Título Original: Un automne à Berlin
Publicação Original: Revista Circus 76 a 82
Data da publicação original: 1 de agosto de 1984 a 1 de fevereiro de 1985
Leitura:  Um outono em Berlim (álbum)
Editora : Meribérica/Liber
Data de Edição: 1986
46 páginas/cor
Resumo
Em Outubro de 1923, Luís encontra-se no território ocupado do Rurh, tentando dirigir-se a Berlim, acompanhado de Nádia, com o objetivo de obter a cura da dançarina. Consegue, com ajuda de um militar francês, sair da zona na companhia de um falso grupo de saltimbancos que apenas pretende fazer escapar aos franceses um fugitivo alemão. Assaltado e abandonado com Nádia na estrada, consegue com uma boleia chegar a Berlim, onde rapidamente se envolve na luta contra uma milícia nazi.   É em Berlim que tem um caso com a viúva Ellen e que Nadia recupera do estado de loucura em que se encontra.

Comentário
É o terceiro episódio da saga que descreve a vida de Luís no período que vai da I Grande Guerra à II Guerra Mundial, fazendo a personagem percorrer diversos eventos da história política, militar e socioeconómica desses anos.
Argumento de rigor histórico bem enquadrado na ficção, que permite conhecer a história do mundo de uma forma lúdica.
O desenho de pendor realista, tem no entanto, em algumas personagens, laivos de caricatura.
Cada episódio da saga pretende, apesar da continuidade, um enredo independente. Esse objetivo foi sendo melhor conseguido pelo argumentista com o decorrer da série, estando ainda, nos primeiros episódios, cada um deles muito ligado ao anterior, e deixando o final demasiado aberto para o seguinte.



Sem comentários:

Enviar um comentário