sábado, 1 de junho de 2019

Eduardo Teixeira Coelho - centenário do nascimento (7)


Robin dos Bosques

Quando Eduardo Teixeira Coelho iniciou o desenho desta série, já tinha tido uma experiência anterior com a personagem. Na sua passagem por Inglaterra desenhou alguns episódios  de Robin Hood  que foram publicados em França, com a designação de Oliver.
Em 1969 Eduardo Teixeira Coelho começou a desenhar em Pif a série Robin dos Bosques, que  já era publicada, com desenhos de Nortier, desde 1965. Primeiro no Vaillant e depois no seu sucedâneo Pif.
O argumento foi desde o início de Jean Ollivier, o argumentista com que Eduardo Teixeira Coelho mais trabalhou em França, que se manteve na sua autoria nos 58 episódios desenhados por Coelho até ao número 310 em 1975.
Em 1982 foi publicado  mais um episódio: Le Noel de Robin des Bois.
Alguns dos episódios apresentam uma elevada qualidade gráfica,  que levou a que em 1973, no Salão Internacional de Lucca, Eduardo Teixeira Coelho ganhasse o prémio para melhor desenhador estrangeiro pelo seu trabalho nesta série.
Segue-se um conjunto de imagens de episódios da série publicados em Portugal na revista Mundo de Aventuras e em Seleções BD.




Sem comentários:

Enviar um comentário