quinta-feira, 13 de julho de 2017

A Bd e a guerra: Rommel

Erwin Romml foi um dos marechais do exército alemão durante a II guerra Mundial. Comandou tropas na frente ocidental no início da guerra durante a ofensiva dos alemães, sendo depois transferido para o norte de África, onde os seus sucessos inicias lhe valeram o título de raposa do deserto. Mas as suas vitórias foram temporárias, e foi derrotado pelo inglês Montgomery.
De regresso à europa, encontrava-se na frente de resistência ao desembarque aliado que teve lugar a 6 de junho de 1944, onde foi ferido.
Sem nuca ter pertencido ao partido nazi, as suas ligações aos oficiais que tentaram matar Hitler no dia 20 de julho de 1944, levaram Hitler a fazer-lhe um ultimato. Suicidar-se a sua família não sofreria perseguições, e o seu envolvimento escondido, ou então ser julgado, condenado á porta e a sua família presa.
Optou pela primeira hipótese, tendo morrido em 14 de outubro de 1944.
É uma personalidade curiosa de ser analisada pois não sendo um nazi, tem toda uma atividade militar que conduz Hitler na guerra. Qual seria a sua verdadeira posição perante Hitler? Foi-se alterando com o decorrer da guerra? Questões de muito difícil resposta.
O nome de Rommel nome surge com frequência em muitos episódios de banda desenhada mas estes dois aqui referenciados são dedicados à vida deste alemão, desde o inicio da II Guerra Mundial até à sua despedida da família a caminho do suicídio.
São duas publicações de uma coleção mexicana, Aventuras de la vida Real, publicadas em dezembro de 1961 e janeiro de 1962, com desenhos de Adolfo Mariño Ruiz: El zorro del Deserto e La derrota de Rommel.

Antes da guerra

A invasão da França

As vitórias africanas

As derrotas em África


A caminho do suicídio

Sem comentários:

Enviar um comentário