sábado, 7 de julho de 2018

Humberto Delgado

Humberto Delgado nasceu em 15 de maio de 1906. Foi militar e protagonizou a oposição ao ditador Salazar, atitude que conduziria à sua morte.
Foi um apoiante do golpe militar de 28 de maio de 1926, que permitiu a chegada de Salazar ao poder, tendo inicialmente sido simpatizante da política oficial do regime.
A sua estadia nos Estados Unidos entre 1952 e 1957 mudaria as suas posições políticas de modo radical, de forma que, em 1958, se apresentou como candidato à presidência da república, contra o candidato oficial do regime, Américo Tomás.
A sua frase relativa a Salazar, “Obviamente demito-o”, acirraria ainda mais os ânimos contra si por parte da Policia Política, fazendo, no entanto, com que ganhasse um enorme apoio popular.
Após a derrota, na sequência de fraude eleitoral, nas eleições de 1959, acabou por se exilar no Brasil.
Após o seu regresso ao território europeu, foi atraído a uma armadilha junto da fronteira entre Portugal e Espanha, sendo assassinado por agentes da PIDE.

O processo de oposição ao regime por parte de Humberto Delgado foi retratado por José Ruy na obra Humberto Delgado – O general sem medo.

Sem comentários:

Enviar um comentário