segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Kalar

Jean Calard é um jovem milionário que acabou os seus estudos, que goza férias em Nice, quando recebe um apelo do seu tio para que se desloque junto dele, em Tunis. Ao chegar depara com o seu tio assassinado e percebe que alguém lhe amontou uma armadilha para o incriminar. Consegue fugir para África mas o seu avião despenha-se na selva. É encontrado pelos indígenas, que inicialmente o deixam abandonado nos destroços, mas graças a uma criança acabam por recebê-lo e tratar os seus ferimentos, dando-lhe o nome de Kalar, deus na linguagem nativa.
Entretanto o advogado do tio descobre quem foi o assassino e tenta que Kalar regresse à Europa, o que ele recusa, preferindo ficar a viver na selva.

Este é o primeiro episódio da série Kalar, desenhado por Marco Nadal, que desenharia a quase totalidade dos mais de 200 episódios publicados entre 25 de novembro de 1963 e maio de 1983, numa revista com o nome da própria série. A revista ainda se publicaria até 1986 com reedições de episódios anteriormente publicados.

3 comentários:

  1. Na minha infância uma das revistas que lia (com o dinheiro do bilhete do eléctrico, optava por ir a pé) era "O falcão" e recordo-me de ler aventuras de um herói chamado Kalar, passadas na selva africana. Será que se trata da mesma personagem? Outro herói que lia nessa revista e que gostava também bastante era um viking chamado Ogan.
    Muito boa noite!

    ResponderEliminar
  2. É a mesma série. Em Portugal foi publicada pela revista Falcão e mais tarde na Coleção Tigre. O desenhador, Tomás Marco Nadal é um excelente no desenho dos animais.

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal o herói Kalar também foi publicado na revista Condor e na revista Kuandor!

    ResponderEliminar