segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Pocahontas

Pocahontas é uma das personagens que alimenta a imaginação popular nos Estados Unidos da América e na Inglaterra. É muito difícil distinguir o que separa a fantasia da realidade, pois não existe nenhum relato escrito dos factos ocorridos na época, tendo toda a narrativa transitado por via oral.
Sabe-se que Pocahontas terá nascido por volta de 1595 na região da Virgínia. Filha de um chefe índio, acabou por casar com um branco, Thomas Rolfe, em 1616, a quem terá acompanhado  a Inglaterra com mais alguns membros da sua tribo.
A exótica jovem, entretanto convertida ao cristianismo e batizada com o nome de Rebecca, tornou-se muito notada entre a alta sociedade inglesa, chegando mesmo a ser recebida pelo rei James.
Em 1617 quando regressava aos Estados Unidos Pocahontas adoeceu e morreu em Kent.
Desde a década de 20 do século passado que o cinema adotou Pocahontas, mas seria em 1995 que com a adaptação a Disney a historia da princesa se tornaria universal.

A banda desenhada também não esqueceu Pocahontas e na minha coleção existem algumas adaptações.
Título
autores
Publicação
Sauvé par une princese de 13 ans  a)
Joly/ Kovac
Spirou 1274
Pocahontas chez la reine a)
Joly/Gerald Forton
Spirou 1275
A princesa pele-vermelha

Cavaleiro Andante 424 a 462
 
A princesa dos Potomacks
Christian Gaty/ Jean Ollivier
Álbum – História do Far-West, nº 2
 

a ) na série Oncle Paul




3 comentários:

  1. "A Princesa Pele-Vermelha", publicada no Cavaleiro Andante li recentemente e curiosamente o filme da Disney foi visto pela primeira vez este Natal. Já a película realizada pelo Terrence Malick intitulada "New World", que nos narra precisamente a história de Pocahontas, achei simplesmente deslumbrante.
    Boa Tarde!

    ResponderEliminar
  2. Penso que a "Princesa Pele-Vermelha" será de Sergio Tarquinio. As caras são inconfundíveis neste desenhador recentemente falecido. Pelos vistos um trabalho de quando era muito novo e com óbvias influências de Hogarth a vários níveis.

    ResponderEliminar