quinta-feira, 2 de junho de 2016

Fernão de Magalhães


Fernão de Magalhães nasceu em Portugal, provavelmente em 1480. Embarcou para a India na armada do vice-rei Francisco de Almeida, tendo ficado pelo oriente vários anos.
Na sequência da sua participação na conquista de Malaca sob as ordens de Afonso de Albuquerque regressou a Portugal.
Não conseguindo apoio do monarca português para descobrir uma passagem para o extremo oriente no sul do continente americano, foi para a Espanha onde Carlos V financiou a viagem.
Partiu a 20 de setembro de 1519 comandando 5 navios e 256 homens. Apenas regressou um barco e 18 tripulantes em 6 de setembro de 1522 ao porto de Sevilha. Fernão de Magalhães não regressou. Foi morto nas Filipinas e a chegada a Sevilha deu-se sob as ordens de Sebastian Elcano.
A viagem proposta e iniciada por Fernão de Magalhães tem muitas versões em banda desenhada.
Na minha coleção constam algumas.

Fernão de Magalhães na coleção À Descoberta do Mundo, desenhado por Guido Buzzelli, com argumento de Milo Milano

Fernando de Magallanes, na coleção mexicana Aventuras de la Vida Real, no seu nº 2, de fevereiro de 1956, sem identificação do autor.


A primeira volta ao mundo, desenhada por Caprioli, na revista Cavaleiro Andante, do número 227 a 252, entre 5 de maio e 27 de outubro de 1956.

O homem que deu a volta ao mundo, numa pequena história de 4 páginas desenhadas por Fernando Bento, na revista Cavaleiro Andante nº 190, de 20 de agosto de 1955

Fernão de Magalhães, com 8 páginas, de Fernando Jorge Costa no Mundo de Aventuras 449 em 20 de maio de 1982

Fernão de Magalhães desenhada por Baptista Mendes e publicada em História da BD publicada em Portugal, 2ª parte.

A primeira volta ao mundo de Vitor Peon na revista  Tintin nº 18 do 1º ano.

Magallanes y Elcano - El Océano sin fin, na coleção Relatos del Nuevo Mundo, com desenhos de Luis Bermejo e argumento de Sanchez Abuli.




1 comentário:

  1. Gosto deste site, é pena só ter algumas pranchas da banda desenhada dos autores...!!!? Assim não podemos ler essas obras de arte clássicas...:( Sou um fã, também, desses desenhadores, mas não sei como ler essas obras aqui em algum blogue... Abraço

    ResponderEliminar