sábado, 19 de março de 2016

Viagens no tempo (3)

Bob Morane

Esta série aborda temas de ficção científica e as viagens no tempo também surgem em alguns episódios
Em La guerre du pacifique n’auras pas lieu  Bob Morane é transportado para 20 de dezembro de 1937 na china, quando este país se encontra ocupado pelo Japão.


No episódio A espada do paladino, a bordo de uma máquina do tempo, participando numa viagem experimental,  Bob Morane chega ao século XIV, levando consigo um passageiro indesejável e clandestino, do século XX.
Em La chasse aux dinossaures Bob e amigos entram numa máquina, sem saberem qual a sua função. É uma máquina que permite viajar no tempo. Bill mexe nos comandos e são transportados ao tempo dos dinossauros.
Brick Bradford
Nesta série existe um objeto, O Pião do Tempo, em forma de pião que além das viagens interplanetárias permite saltos no tempo. Consegue recuar, permite ver como decorreu determinado episódio, mantendo-se invisível. Muitos dos episódios da série usam esta possibilidade de saltos espácio-temporais que o Pião permite.




Luc Orient
No episódio A porta de cristal Luc Orient é levado para uma nave de cristal de um povo extraterrestre. Um minuto dentro da nave, corresponde a cerca de 1 ano fora do aparelho. A existência desta nave justifica uma série de aparições de seres estranhos naquele local. Assim, Luc encontra legionários romanos, um sodado de Napoleão e um marquês do século anterior.
Quando sai da nave, passaram 30 anos, mas Kala, o cientista que não entrara, esperava o seu regresso. Desenraizados no tempo, Luc Orient, Lora, os anteriores passageiros da nave e Kala, partem na nave para Terango.
Garth
Nesta série um grande número de episódios consiste em regressões emporais de Garth. Essas regressões não são aqui consideradas como viagens, uma vez que apenas existem no aspeto psicológico.
Registam-se aqui alguns episódios em que houve efetiva viagem no tempo.
Viagens no tempo: Uma sonda espacial tripulada é atraída para um buraco negro. Garth voluntaria-se para ir numa missão que investigue o que se passou. Também o veículo que ele tripula sofre os efeitos da atração do buraco negro e Garth é arrastado para uma viagem no tempo, que o faz saltar entre várias épocas, desde o Antigo Egito à II Guerra Mundial.
Cidadão Mundo 14500: Um homem do ano 2100 foge, usando uma máquina temporal, para 1980, onde encontra Garth, que vai com ele à época onde futura para o ajudar.
O viajante do espaço tempo:  Garth após uma viagem ao planeta Jason recebe de um dos seus habitantes, para poder regressar à Terra,  uma capa e um capacete que lhe permitem viajar no espaço tempo e ficar invisível. Acaba por falhar o acerto do tempo e cai na idade média na Ásia.
O faraó fantasma: Ainda não é desta que Garth consegue regressar à sua época e desta vez cai entre as intrigas políticas e militares do antigo Egito.

Valerian

Esta é uma série em que Valerian e Laureline são agentes espácio-temporais, logo, a sua função é viajar no tempo e no espaço.
 A partir de 2720 as viagens ocorrem  entre o século XII e o século LXI. Deixo aqui alguns registos dessas viagens.
Los malos sueños- É o primeiro episódio da série, que tinha inicialmente um cariz humorístico, mudando essa característica com o decorrer do tempo.  Valerian um agente espacio-temporal do ano  2720 é enviado ao século XII onde encontra Laureline, que leva para o futuro e com quem partilhará o protagonismo da série.
Metro Chatelet- direção Cassipeia; A cidade das águas movediças, Estação Brooklyn- terminal cosmos, Os espetros de Inverlock, As iras de Hypsis e Sobre as fronteiras, são vários episódios em que  Valerian e Laureline vêm à terra do século XX, resolver as ameaças de origem extraterrestre que pairam sobre o planeta.
Em Sur les terres truques, a viagem é ao século XIX


Blake e Mortimer

Série criada por Edgar Pierre Jacobs, que conjuga o fantástico, o policial e a ficção científica.
As viagens no tempo surgem em dois episódios.
Armadilha diabólica: Mortimer é apanhado pela máquina de viajar no tempo de Miloch. Mortimer entra no Cronoscafo e é enviado nessa máquina descontrolada para um passeio no tempo. Viaja pela pré –história, século XVI  a ano 5060.


O estranho encontro- Descendentes dos terrestre, de 8061, invadem o tempo atual. Mortimer e Blake reencontram velhos inimigos e Mortimer descobre o copro de um antepassado seu desaparecido no século XVIII.

Zeit Projekt
Com desenho de Marcelo Rodriguez e argumento de Ricardo Barreiro, esta é uma excelente história de viagem no tempo com a possível coexistência de realidades paralelas. Um avião francês que leva alimentos para a cidade de Berlim, em 1948, despenha-se e, quando os pilotos saem do avião, encontram-se numa Alemanha que venceu a guerra.

Bob e Bobette
Série criada por Willy Vandersteen em 1945, que leva os protagonistas, através de uma máquina que lhes permite viajar no tempo, às mais variadas épocas e locais.







Sem comentários:

Enviar um comentário