sábado, 6 de fevereiro de 2016

Viagens no tempo (1)

Viajar no tempo sempre foi uma fantasia que alimentou a mente de muitos seres humanos. Alicerçada nos mais variados motivos essa vontade transportaria uns para o passado e outros para o futuro.
No entanto, viajar no tempo, para um ser vivo terrestre continua a ser possível apenas no domínio da ficção, muitas vezes alicerçada em modelos da física teórica que abrem uma janela para essa possibilidade.
A banda desenhada não escapou à tendência da literatura e do cinema e são muitos os exemplos de séries ou episódios isolados que possibilitam aos protagonistas as viagens para o passado, para o futuro, ou até para mundos paralelos, semelhantes ao nosso, mas com uma existência distinta.

Buck Rogers
Esta é uma viagem no tempo, de um só sentido, e sem se saber a justificação para o facto de tal ter acontecido. Buck Rogers sofre um acidente numa mina, presumivelmente em 1918 ou 1919, desmaia, e quando recobra os sentidos e sai da mina está em 2430.

La Guerre Eternelle
É uma série que conjuga as mudanças temporais com as viagens perto da velocidade da luz e a passagem do tempo em dois referenciais diferentes.




Libre a jamais
É a série que continua La Guerre Eternelle, baseada nos mesmos princípios de saltos temporais entre colapsares


Natacha
Embora seja uma série que tem episódios no presente, no meio da aviação comercial,  numa  das aventuras Walter é lançado para 2484 para um mundo dominado por robots.


Spirou e Fantásio
Esta série faz algumas abordagens às viagens no tempo, permitindo visitas de seres do futuro ao nosso tempo e o inverso, assim como viagens a um passado mais remoto.
O relojoeiro do cometa – Aurélien de Champignac, um descendente do conde de Champignac constrói uma máquina de viajar o tempo, fazendo uma viagem à época atual. Spirou e Fantásio acabam por embarcar com ele numa incursão ao século XVI e à colonização espanhola da América do Sul.
O despertar do Z- Continuam as aventuras na companhia de Aurélien de Champignac. Desta vez a dupla de amigos e os eu esquilo, são levados até ao ano 2061, onde vão encontrar Zorglub Junior.

Cubitus
Sendo uma série humorística, existe uma página em que Cubitus entra uma máquina onde viaja no tempo


Lefranc
Nesta série criada por Jacques Martin, há um episódio, L’Apolalypse, onde uma máquina que permite escolher as épocas e os locais a visitar.


Thorgal
Série de fantasia inspirada em lendas e mitos vikings e que decore na idade média. Há pelo menos dois episódios em que existem, viagens no tempo e realidades paralelas.
Em Le maître des montagnes, Thorgal passa por uma estranha viagem temporal onde transita entre paisagens nevadas e primaveris.


No episódio La courronne, há uma dança de tempo em que talvez o futuro de Thorgal seja Jolan.







Sem comentários:

Enviar um comentário