sábado, 4 de julho de 2015

Inimigos (2)

Rip kirby
Rip Kirby, a criação de Alex Raymond, tem a acompanhá-lo alguns inimigos  com quem se vai cruzando.
Durante o período em que Alex Raymond foi o responsável pelo desenho verifica-se a criação de duas personagens pertencentes ao mundo dos comportamentos criminosos, que vão surgindo em alguns episódios. Trata-se de Mangler “o triturador” e “dedos” Moray. Qualquer um deles vive no submundo da marginalidade, cruzando-se as suas atividades criminosas com as atividades de Rip Kirby em termos profissionais e na sua vida pessoal.
Após a morte de Raymond verifica-se algum abandono destas personagens. A sua recuperação acabou por surgir como uma necessidade de revitalizar a série.
  Mangler




Moray



Robin dos Bosques
A personagem de Robin dos Bosques é muito conhecida e tem inúmeras adaptações para banda desenhada.
Lutando contra os cobradores de impostos do rei, que retiravam ao povo todo o seu dinheiro, Robin dos Bosques tem no Xerife de Notingham o seu maior inimigo, pois ele representa o rei e o poder, cabendo-lhe atuar no sentido de possibilitar que os impostos possam ser recolhidos.
Deixo aqui duas imagens do Xerife de Notingham, uma de autor desconhecido e a outra desenhada por Eduardo Teixeira Coelho que, em França, foi responsável por desenhar esta série durante alguns anos.




 Popeye
Brutus não é um inimigo de Popeye no sentido de estarem de lados opostos em termos da lei. Mais do que um inimigo é um rival na conquista de Olivia e na luta por ver quem é o mais forte.
Brutus, aparentando maior robustez física do que Popeye, é sempre por este derrotado não só porque os espinafres lhe dão uma energia suplementar, mas também porque a sua inteligência é superior.

Mr. Magellan
Mr Magellan vive aventuras estranhas a raiar entre o fantástico, a espionagem e a ficção científica. Logo no primeiro episódio, desenhado por Geri, os leitores foram apresentados a uma personagem que iria marcar presença  em várias aventuras e que se apresentou com o nome de Casimir Bodu, extraterrestre com a missão de extinguir a vida no planeta.
Surgindo com aparência que em nada o distingue de outro humano, no final, Casimir Bodu, toma outra forma.





Mandrake
Mandrake surgiu pela primeira vez na tira diária em 11 de junho de 1934. É logo nesta primeira aventura que ele enfrenta o seu maior inimigo, O Cobra. Este vilão irá acompanhar Mandrake ao longo dos anos. Neste primeiro episódio ele surge com o rosto de forma visível, mas com o decorrer dos anos passará acusar uma máscara que não lhe permite ver a cara. Porque tem poderes semelhantes aos de Mandrake, O Cobra será sempre um dos inimigos mais difíceis de enfrentar.


Saki, o o camelo de barro, assim conhecido por deixar sempre este objeto, como assinatura, nos locais por onde passava. Saki é um ladrão capaz de em instantes adquirir disfarces, estando sempre a transformar-se e dificultando a tarefa de o apanhar. È um dos inimigos dos primeiros tempos da série.



Mandrake tem um irmão gémeo de no me Derek. Esta personagem que surgiu na série em 1948 tem uma personalidade que o afasta de Mandrake. Perdendo numa batalha com o irmão as suas capacidades de poder mental, Derek tem habilidades que o transformam num batoteiro e elemento dos ambientes ligados ao crime.

Aleena frequentou, tal como Mandrake, a escola de magia no Tibete. No entanto, ao invés do protagonista da série usa os seus poderes para proveito próprio, ligando-se a atividades criminosas. Usa  também a sua beleza para  tentar alcançar os seus intentos.
Surgiu na série em 1954, reaparecendo novamente apenas na fase em que a série era desenhada por Fredericks, que lhe deu um ar mais sedutor.
Deixo duas imagens de Aleena. Uma apenas do rosto e outra de corpo inteiro, ambas da autoria de Fredericks.




A Toupeira é um dos vilões com menor intervenção na série, mas a sua presença em pelo menos dois episódios, levam a que seja aqui feita uma referência. Trata-se de um genial cientista que inventou um potente laser. Mais tarde trabalha rá em conjunto com  O Cobra, o grande inimigo de Mandrake.

Quando Fredericks passou a desenhar a série, Lee Falk, o autro do argumento, introduziu a quadrilha Oito, chefiada pelo desconhecido Octon. Ligada a todas as atividades criminosa possíveis, o bando está organizado em oito braços diferentes, que Mandrake vai destruindo ao longo dos anos. As aventuras contra Octon são das mais interessantes da série na fase desenhada por Fredericks.




1 comentário:

  1. Belo artigo! As minhas felicitações e os meus agradecimentos por nos recordar histórias, heróis e vilões que já quase se sumiram na voragem do tempo... isto é, de outros tempos, infelizmente muito distantes, em que as revistas de características mais populares não faltavam nas bancas.
    JM

    ResponderEliminar