sábado, 18 de abril de 2015

Cinzas da revolta

O tema da guerra colonial poderia ser uma fonte de inspiração par os autores portugueses, mas  não é com frequência que a banda desenhada o aborda. Numa temática que poderia ser aprofundada em termos do durante, fosse da perspetiva dos que lá viviam ou dos que que tinham que ir combater, ou do após, com os traumas de um retorno forçado, são raras as incursões neste campo da história portuguesa.
O argumento de Cinzas da Revolta, da autoria de  Miguel Peres remete-nos para o início da guerra, mostrando a violência dos primeiros ataques aos brancos e a posterior resposta também violenta das tropas portuguesas, quando uma jovem é poupada à morte e convertida à guerrilha. Em torno dessa rapariga existe um mistério, que faz com que um grupo de militares, dois anos mais tarde, tenha como único objetivo libertá-la.
O desenho, de Jhion (João Amaral) é realista, conseguindo evidenciar a violência da guerra e os sentimentos dos intervenientes de forma contida. Mostrando a violência, os desenhos conseguem mostrar em primeiro plano os sentimentos.

Uma obra que merece ser lida.


1 comentário:

  1. Olá colecionador de BD. Obrigado pela review no teu blog, só passados dois anos é que a apanhei na net :)
    Abraço!

    ResponderEliminar