sábado, 14 de março de 2015

Alexandre, O Grande

Alexandre Magno, ou Alexandre O Grande, é uma das principais figuras da história da humanidade, tendo construído o primeiro grande império da antiguidade.
Nasceu em 21 de julho de 356 a.c, filho de Filipe II da Macedónia e de Olímpia. Em 343 Filipe II encarrega Aristóteles da educação do seu filho, tarefa que executa até 339 a.c.
Com apenas 16 anos Alexandre fica regente da Macedónia, durante a ausência do seu pai, que fora cercar Bizâncio. Em 337 a.c. Filipe II repudia a mulher, casa-se com Cleópatra, sobrinha de um general macedónio, e Alexandre e a sua mãe são exilados  em Epiro.
Com o assassinato de Filipe II em 336 a.c. Alexandre sobe ao trono da Macedónia.
Entre 335 a.c. e 323 a.c., ano da sua morte, Alexandre inicia um conjunto de conquistas que lhe permitem construir um grandioso império, que além do Egipto, ocupa toda uma vasta área da Ásia, que se inicia no Mediterrâneo e se estende até à India, incluindo a zona do atual Irão e Afeganistão.
Na minha coleção possuo três histórias com a biografia de Alexandre, O Grande, em diferentes estilos e de excelentes desenhadores. Desenhadas em épocas diferentes, Fred Funcken em 1956 na revista belga Tintin, Jesus Blasco em 1974 na revista Chito e a de Marcelo em 1978 em álbum na coleção La Découverte du monde en bandes dessinées.

Autores
Publicação na minha coleção
Fred Funcken
Cavaleiro Andante  281

Jesus Blasco
Jornal do Cuto 131

Texto de Pierre Castex
Desenhos de Carlo Marcelo
À descoberta do Mundo nº 1- Álbum






Sem comentários:

Enviar um comentário