segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

relendo... ao acaso: Dick Tracy



Título
Crime na neve

Série
Dick Tracy

Autores
Desenho: Chester Gould

Dados sobre o episódio
Data da publicação original: 30 de dezembro de 1956 a 7 de abril de 1957
Leitura: Mundo de Aventuras 855
Data da publicação: 10 de fevereiro de 1966
40 páginas/ p/b
Resumo
Uma saltadora de esqui é morta por uma flecha em pleno salto. Dick Tracy segue a pista do assassino, que o leva a um grupo de três ginastas que fazem audaciosos roubos que a vítima pretendia denunciar. Tracy é feito prisioneiro das ginastas e escapa com vida usando um truque que lhe corta a circulação num dos pulsos, fazendo as criminosas acreditarem que ele está morto. Depois de lhe roubarem o seu famoso rádio de pulso, abandonam-no à deriva num bloco de gelo. Salvo por um caçador, reinicia a perseguição, tentando localizar por fotografias aéreas o local onde esteve prisioneiro. As três ginastas fogem usando umas andas, o que dificulta a sua perseguição. Após roubarem uma moto, onde se deslocam as três, conseguem abrigo num circo, cujo dono acaba por reconhecer o transmissor de Dick Tracy. Feito prisioneiro pelas ginastas, estas levam-no como refém, para mais facilmente escaparem. No entanto ele liga o transmissor de Dick Tracy e consegue ir dando indicações sobre o local onde se  encontram ao detetive.

Comentário
Muito bom argumento, que se segue avidamente, não indo pelo caminho mais óbvio, antes surpreendendo com o percurso que a história tem.
O desenho de Chester Gould caracteriza-se pela rigidez dos rostos. É o movimento dos corpos e o ritmo da ação que induz as características psicológicas, como neste caso em que se está perante três assassinas que atuam sem o mínimo escrúpulo ou qualquer reserva moral. Episódio de grande violência como é típico da série.



Sem comentários:

Enviar um comentário