segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

relendo.. ao acaso: Vincent Larcher



Título
Jogos Olimpicos 2004

Série
Vincent larcher

Autores
Argumento: Raymond Reding
Desenho: Raymond Reding

Dados sobre o episódio
Título original:   Olympic 2004
Publicação original: Tintin do nº 35 de 1967 ao nº 3 de 1968 (Bélgica)
Data da publicação original: de 29 de agosto de 1967 a 16 de janeiro de 1968
Leitura: Tintin nº 32 do 5º ano ao nº 1 do 6º ano
Data da publicação: de 30 de dezembro de 1972 a 26 de maio de 1973
44 páginas/ cor
Resumo
Vincent é induzido por uma falsa jornalista, Sylvia, a ir  a Belle-Ile falar com um cineasta para fazer um filme. Trata-se de uma armadilha, pois no local, o professor Spoliansky, alem de fazer experiências de gigantismo animal, também tenta produzir superatletas, o principal dos quais será Olympio, o seu filho que anos antes teve um acidente. As capacidades atléticas extraordinárias  são induzidas por uma luz que atua enquanto os atletas dormem. Vincent, ajudado por Sylvia, que na verdade é a esposa do professor e quer salvar Olympio, escapa ao efeito da luz.
Fingindo estar sob o domínio de Spoliansky, Vincent sai da bem guardada ilha, regressando depois com o objetivo de salvar Olympio. Só que este acorda do seu sono e tenta fugir.
A fuga de Olympio e um ataque de caranguejos gigantescos vão desencadear a intervenção do exército e a tragédia que leva à morte de Spoliansky,  consciente de que todas as suas experiências foram uma loucura. O seu último ato consistiu em fazer  descolar, só com a mente,  um avião onde Olympio fugiu.
Olympio acaba por ficar amigo de Vincente Larcher.

Comentário
Argumento de características fantásticas, que  se afasta um pouco do realismo das histórias mais curtas publicadas anteriormente nesta série. Embora no mundo da fantasia tudo seja possível, o desenvolvimento da história não é feito a um ritmo constante, surgindo saltos narrativos que confundem o leitor. 
Reding tem um bom domínio do desenho de corpos, mas não cria desenhos que façam o leitor ficar a contemplá-los.



Sem comentários:

Enviar um comentário