sábado, 20 de dezembro de 2014

Automóveis (1)

Nas séries de banda desenhada cuja ação decorre nos tempos modernos é normal encontrar automóveis desenhados. Alguns autores inventam modelos de veículos, outros inspiram-se nos modelos reais, desenhando carros cuja marca se consegue identificar, outros ainda copiam com bastante pormenor automóveis que tiveram e têm existência real.

Confesso que não sou um especialista de carros, conhecendo pela imagem apenas alguns modelos, daqueles que circulam com maior frequência nas estradas, pelo que os veículos que irei aqui mostrar, ou têm a identificação da marca no próprio veículo, são identificados no argumento do episódio, ou então foi possível encontrar a sua identificação nas várias coleções de veículos automóveis da banda desenhada existentes on-line

Começo por 3 desenhos de carros da marca Alfa Romeo.
Desenhado por Will no episódio Echecs e Match da série Tif e Tondu


Pelas mãos de Hergé, no episódio As jóias de Castafiore, da série Tintin temos um Alfa Romeo Giulietta.


Por Bernard Vrancken para série IR$ , no episódio La loge des assassins, o modelo 8C Competizione



Este é um veículo de uma marca que existiu nas décadas de 20 e 30 do século passado. É um Amilcar. Foi desenhado por Hergé no episódio Tintin no país dos Soviets



Dois carros da marca Audi.
Muitos portugueses com mais de quarenta anos se lembrarão de Michelle Mouton a pilotar um Audi Quattro em Portugal. Jean Graton na série Michel Vaillant fixou para a posteridade esses tempos no episódio O homem de Lisboa.

Em Les Casseurs,  um Audi 110 desenhado por Christian Denayer


 A Austin era uma marca de origem inglesa, pelo que não será de estranhar que nas séries cuja ação decorre na Inglaterra, veículos com esta marca surjam frequentemente. Os 4 carros que se seguem são todos da série Blake e Mortimer.
André Juillard em A Conspiração Voronov com um Austin Atlantic e um outro modelo não identificado



Edgar Pierre Jacobs em O mistério da grande pirâmide

Um táxi de marca Austin em A marca Amarela, de Edgar Pierre Jacobs


Mais uma marca que surge em força na série Blake e Mortimer, a britânica Bentley.
Por André Juillard em A conspiração Voronov e O juramento dos cinco Lordes




Por Ted Benoit em O caso Francis Blake


Na série Lefranc, Jacques Martin, no episódio A grande ameaça também desenha um Bentley





2 comentários:

  1. Excelente série, que merece todos os aplausos... pois é frequente, ao lermos uma história de BD, não ligarmos importância aos adereços nela representados, particularmente aos automóveis e outros veículos, quase sempre inspirados em marcas e modelos reais.
    Este trabalho vem chamar a atenção para um dos aspectos mais curiosos e interessantes que se podem encontrar em histórias de ambiente contemporâneo, e que constituem, por isso, autênticos documentos de época.
    Muitos parabéns pela ideia e continuação do bom trabalho.
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  2. A BD é rica em desenhos de automóveis. Um especialista do tema conseguiria identificar muitos mais do que eu consigo.
    Ao ler uma BD gosto de ver todo o cenário e adereços presentes nas vinhetas, pois são eles que ambientam todo o argumento e o complementam.A reprodução dos modelos de automóveis, dos edifícios e do modo de vestir representam um grande trabalho de investigação do desenhador que merece ser valorizado.

    ResponderEliminar