sábado, 13 de setembro de 2014

A jóia do Vice-Rei



Trata-se da adaptação para a banda desenhada da obra  homónima de  Pinheiro Chagas, publicada em 1888.
É um romance histórico, que traduz uma visão marcadamente portuguesa  da presença lusa em terras da Índia, narrando o percurso do primeiro vice-rei português em no Oriente, Francisco de Almeida.
Fernando Bento adaptou  para a banda desenhada esta narrativa, que seguindo os factos históricos, se encontra pejada de lutas, aventuras, traições e intrigas, acompanhando os passos deste representante do rei D. Manuel  I  que lançou as raízes do império português em terras orientais.
Uma obra interessante que descreve alguns dos caminhos seguidos pela expansão portuguesa, aos olhos da cultura portuguesa do final do século XIX, e que permanecia ainda presente na década de 50 do século passado, quando esta adaptação foi feita.
Não é uma das obras mais entusiasmantes de Fernando Bento, com demasiado texto narrativo proveniente do romance  e com os desenhos dando, por vezes, a sensação de um acabamento apressado.
Foi publicada originalmente na revista Cavaleiro Andante do número 283 ao número 309, entre 1 de junho e 30 de novembro de 1957.





Sem comentários:

Enviar um comentário