segunda-feira, 11 de agosto de 2014

relendo... ao acaso: Fantasma



Título
Um brinquedo de um milhão

Série
Fantasma

Autores
Argumento: Lee Falk
Desenho: Wilson McCoy

Dados sobre o episódio
Data da publicação original: de 2 de junho de 1952 a 19 de julho de 1952
Leitura: Canguru nº 76
Data da publicação: 27 de agosto de 1974
29 páginas p/b
Resumo
Um duo de bandidos esconde diamantes dentro do brinquedo de uma criança, para que desse modo possam abandonar o barco onde todos se encontram, mesmo sendo revistados.
Já em terra, perante a impossibilidade de levarem o brinquedo que está amarrado à criança, levam os dois e dirigem-se para selva. Quando param o carro a criança foge. O aparecimento de um leão leva os bandidos a fugirem também. Quando o leão ataca a criança, surge o Fantasma que a salva. Percebe que a criança foi raptada, mas não acredita que o objetivo dos bandidos fosse levarem o brinquedo. Deixa a criança numa aldeia enquanto vai telefonar à polícia. Os bandidos regressam e conseguem recuperar o brinquedo, mas são perseguidos pelo fantasma que os apanha e descobre os diamantes.

Comentário
Este episódio tem o problema de as vinhetas terem sido remontadas para serem publicadas nesta revista de formato pequeno.
Os rostos desenhados por Wilson McCoy não expressam emoções, mantendo-se estáticos, e embora o desenho se torne agradável de ver, nota-se uma certa neutralidade do rosto em diferentes contextos.
O argumento está dentro da linha seguida nos anos 50 por Lee Falk, em que os confrontos entre o Fantasma e grupos de bandidos eram frequentes.



Sem comentários:

Enviar um comentário