segunda-feira, 9 de junho de 2014

relendo... ao acaso: Alix



Título
As legiões perdidas

Série
Alix

Autores
Argumento: Jacques  Martin
Desenho: Jacques Martin

Dados sobre o episódio
Título original: Les legions perdues
Publicação original: Revista Tintin (edição belga) do número 47 de 1962 ao número 25 de 1963
Data da publicação original: de 20 de novembro de 1962 a 18 de junho de 1963
Leitura: As legiões perdidas ( álbum)
Edição: Ediçoes 70 (1982)
62 páginas /cor
Resumo
Alix,  durante uma noite insónia, vê um ataque a um homem sobre os telhados de Roma. Ao ouvir o  homem atacado chamar por si, tenta socorrê-lo, mas já  não o encontra.  Descobre depois que é um escravo de Garofula, que entretanto o mandou para os combates do Coliseu. Alix consegue salvar o escravo, que lhe conta uma intriga de Pompeio para derrotar César que se encontra na Gália. Para isso traçou um plano que fará com que todas as tribos gaulesas se unam contra o Consul Romano. Alix, na companhia de Enak, é enviado à Gália para evitar a queda de César.

Comentário
O argumento, tal como acontece nos restantes episódios iniciais da série, é demasiado confuso, com demasiados incidentes, sem os quais a história ficaria mais clara. Um outro problema que atinge Jacques Martin no argumento, surge do facto de criar demasiados acasos salvadores para resolver os problemas dos protagonistas e fazer andar a história.
Se o primeiro problema desapareceu à medida que a série foi evoluindo, o segundo, mesmo diminuído de intensidade continuou a fazer as suas aparições.
No desenho, Jacques Martin nunca conseguiu fixar uma marca nos rostos de Alix e Enak que marcasse a  diferença de idade, visto que Enak é um adolescente.



Sem comentários:

Enviar um comentário