sábado, 15 de março de 2014

Mafalda



Mafalda, a contestatária, enquanto personagem de banda desenhada nasceu em 1963 com objetivos publicitários.  O nascimento oficial desta banda desenhada, nos moldes que a tornariam famosa, aconteceu em 29 de setembro de 1964 na revista Primera Plana.
Mafalda é uma criança que vive com os seus pais, um casal de classe média. Ele trabalhando num serviço de escritório e ela estando em casa, o que  dará origem a um dos temas mais abordados por esta série: a condição feminina, na perspetiva da independência económica e laboral, que Mafalda advoga, em relação a uma das outras personagens, Susana,  confrontando as frustrações da sua mãe.
A crítica política, social e dos valores é outra temática favorita de Mafalda. O mundo vivia em plena guerra fria, com as duas superpotências a confrontarem-se militarmente através de terceiros, e Quino consegue de forma cáustica descrever a situação.
Parte da série foi publicada sob ditadura militar, mas Quino conseguiu contornar esse contexto, criticando muito duramente e com ironia, - a arma usada pelos bons humorista perante a censura e as ditaduras a que sempre faltou inteligência para a perceberem -  a  falta de liberdade, o liberalismo económico selvagem  e a faltas de condições económicas dos argentinos. Verifica-se que quando a crítica é feita aos países comunistas, União Soviética, Cuba e China, consegue usar a linguagem direta, que provavelmente  seria aceite de bom grado pelo regime.
Mafalda consegue transmitir uma mensagem de contestação em relação a todos os poderes ditatoriais e ao poder económico,  que  ainda hoje em dia se mantém atual embora com outros protagonistas a serem os alvos das críticas.
Há um conjunto de personagens que foi surgindo ao longo da série e que partilham o protagonismo com Mafalda, todos com características diferentes, usados metaforicamente para as críticas que Quino faz.
A série terminou em 1973 e foi publicada em vários países.
Na minha coleção tenho o livro Toda a Mafalda, que algumas pesquisas na internet, deram para perceber que não é exatamente toda










Pai








Mãe(Raquel)






 
Manelinho








 

Filipe









Susaninha








 
Miguelito








Gui











Liberdade


.





Sem comentários:

Enviar um comentário