sábado, 1 de março de 2014

Augusto Trigo



  Augusto Trigo, autor  de grande talento,  nasceu na Guiné-Bissau em 17 de Outubro de 1938.  
O meu primeiro contacto com os desenhos de Augusto Trigo ocorreu em dezembro 1979 nas ilustrações de um conto da autoria de Jorge Magalhães, publicado no Mundo de Aventuras e intitulado Morgan, o rei do corsários.
Era um nome novo, mas com um estilo que o distinguia de outros desenhadores que o Mundo de Aventuras ia publicando nos seus primeiros trabalhos em banda desenhada. Recordo-me de os desenhos terem uma qualidade elevada, para quem eu achava que seria um jovem desenhador a iniciar-se, dado que nunca vira qualquer trabalho seu. 
No mês de janeiro surgia a sua primeira banda desenhada, O visitante misterioso, publicada em continuação ao longo de três semanas.  Era uma banda desenhada interessante, mas que não era deslumbrante. Algum tempo depois surgiu A sombra do Gavião, com  uma estrutura de narração gráfica já mais audaciosa. Mas, a minha admiração pela arte de Augusto Trigo surgiu de forma mais vincada quando em 1981 publicou  O Bisonte Negro, o primeiro episódio da série Wakatanka. Admirador  que era de Derib e de Buddy Longway, fiquei extasiado com o grafismo de Augusto Trigo e o modo como planificava cada página. Era um novo estilo que eu não conhecia na BD portuguesa.
Vemos páginas em que a narrativa surge numa cadência cinematográfica, em que as imagens sequenciam movimentos  que nos criam a ilusão de uma tela de cinema, com os muitos animais que AugustoTrigo desenha numa graciosidade e flexibilidade de movimentos impressionante.
Olha-se a obra de Augusto Trigo e vê-se que se está perante um dos melhores autores de banda desenhada em Portugal. Não há nada em que Augusto Trigo  não tenha grande qualidade a desenhar: animais, pessoas, planos gerais, plano de conjunto, plano principal, enquadramento gráfico das páginas.
É um autor que chegou tarde à banda desenhada mas que deixa uma marca relevante que o coloca entre os melhores.
Além das obras de banda desenhada Augusto Trigo tem também um trabalho muito relevante como ilustrador e autor de capas de revistas, nomeadamente no Mundo de Aventuras.
Fica a lista de obras de Augusto Trigo que eu possuo na minha coleção.

Título
Argumento
Publicação da minha coleção
O visitante maldito

Mundo de Aventuras (II fase)  333 a  335
A sombra do gavião
Jorge Magalhães
Mundo de Aventuras (II fase)  369

Wakantanka- O bisonte negro
Jorge Magalhães
Mundo de Aventuras (II fase)  428
Wakantanka- O povo serpente
Jorge Magalhães
Mundo de Aventuras (II fase)  481
O misterioso anfitrião

Almanaque o mosquito 1984
Wakantanka- O rapaz bisonte
Jorge Magalhães
Mundo de Aventuras (II fase)  509
Excalibur
Jorge Magalhães
Almanaque o mosquito 1987 / Mundo de Aventuras (II fase)  554/Jornal da BD 257 a 264/ Tintin 43 a 50 do 14ºano
A luz do Oriente
Jorge Magalhães
Mundo de Aventuras Especial nº30
Kumbalo
Jorge Magalhães
Mosquito Abril 1984  a Maio 1985







Sem comentários:

Enviar um comentário