segunda-feira, 25 de novembro de 2013

relendo... ao acaso: Saint-Exupery- O último voo



Título
Saint-Exupéry: O último voo

Autores
Argumento: Hugo Pratt
Desenhos: Hugo Pratt

Dados sobre o episódio
Título original: Saint-Exupéry - Le Dernier vol
Publicação original: Revista (A Suivre) do número 200 ao 203
Data da publicação original: 1 de setembro de 1994 a 1 de dezembro de 1975
Leitura: Saint-Exupéry- O último voo (álbum)
Editora: Méribérica/Liber
Data da edição: 1995
60 páginas /cor

Resumo
Esta obra ficciona os minutos finais da vida do escritor Antoine Saint-Exupéry. A narração tem o seu início às  11 horas e 54 minutos de 31 de julho de 1944 quando o piloto começa a sobrevoar o mediterrâneo. Nos minutos seguintes desfilam episódios da sua vida com personagens reais, A sua ficção não podia estar ausente e O Principezinho surge em diálogo com o seu criador. É nesses curtos minutos em que dois aviões alemães se aproximam que toda vida do escritor é percorrida.
Às 12 horas e 6 minutos é atingido e as três páginas seguintes levam o escritor até ao seu desaparecimento nas águas do Mediterrâneo.
Comentário
Talvez só Hugo Pratt pudesse desenhar este livro. Só um autor que cria mundos quiméricos cheio de personagens sonhadoras como ele o faz em alguns episódios de  Corto Maltese, poderia imaginar esta descrição do criador de uma das melhores obras da literatura, O Principezinho, a personagem que também só pode existir no mundo dos sonhos.
O livro tem uma página introdutória escrita por Umberto Eco e uma biografia do escritor francês da autoria de Frédéric d’Agay.
Quem gostou de ler e se emocionou com O Principezinho também não deixará de o fazer com esta obra.



Sem comentários:

Enviar um comentário