segunda-feira, 15 de julho de 2013

relendo... ao acaso: Biorn



Título
 (sem título)

Série
Biorn

Autores
Argumento: Jean Ollivier
Desenhos: Eduardo Teixeira Coelho

Dados sobre o episódio
Leitura: Mundo de Aventuras 238
Data de Edição: 20 de abril de 1978
41 páginas p/b
Resumo
Biorn é o chefe dos barcos. Uma noite, Sigurd Trygvason, 25 anos antes banido de Nidaros por ser mentiroso, bate à sua porta e avisa-o que os dinamarqueses vão atacar com um barco gigante. Biorn acredita nele, mas o mesmo não se passa com Halmar, o chefe da aldeia, e o grupo de anciãos que o rodeia. Menosprezando a invasão, quase levam a aldeia à derrota, não fosse Biorn estar prevenido para combater o barco dos dinamarqueses.
Inebriados pela vitória, os  habitantes de Nidaros, chefiados por Halmar, decidem festejar, contra os apelos de Biorn, que receia um novo ataque.  Indiferentes a Biorn, fazem-no prisioneiro para poderem festejar em paz… só que os dinamarqueses regressam

Comentário
Uma série de uma das temáticas mais frequentes em Eduardo Teixeira Coelho, os Vikings.  O desenho trabalha essencialmente sobre os rostos e os corpos, menosprezando o cenário. O argumento é interessante, prendendo o leitor, não sendo demasiado previsível.
A série foi publicada originalmente na revista Brik a partir de novembro de 1962, em episódios de 20 ou 21 páginas.
Reedições feitas a partir de 1976 na revista Pirates aglutinaram alguns episódios para 41 páginas.



4 comentários:

  1. Caro Paulo Viegas

    Curioso trabalho o seu, este tipo de análises soltas... Presumo que "Relendo ao Acaso" tem mesmo a ver com o acaso do manuseio de exemplares de revistas antigas...
    Nesta peça que agora foca, detectei uma falha ortográfica no nome da personagem desenhado (por Vítor Péon) na capa do Mundo de Aventuras: "Biorni" é como está escrito, mas o nome do herói é "Biorn", tal como você escreve.
    Distracção do capista, um nome importante da BD portuguesa...
    Abraço,
    Geraldes Lino

    ResponderEliminar
  2. Caro Geraldes Lino
    Quando reli este episódio fiquei na dúvida sobre qual seria a grafia correta, mas a consulta de outras fontes e dos episódios seguintes, também publicados no MA, fizeram o esclarecimento.

    ResponderEliminar
  3. No site www.bdportugal.info podemos ver todas as capas do Mundo de Aventuras e mais 30.000 capas de outras coleções.

    ResponderEliminar