segunda-feira, 3 de junho de 2013

relendo... ao acaso: Wes Slade



Título
Lança de guerra

Série
Wes Slade

Autores
Desenhos: Georges Stokes

Dados sobre o episódio
Publicação original: Jornal  Sunday Express
Data da publicação original: muito provavelmente em 1965
 Numeração das tiras: 207 a 220 (17º episódio)
Leitura: Mundo de Aventuras nº 859
Data da publicação: 10 de março de 1966
19 páginas / p/b
Resumo
Em Forte Lennox o coronel Forster é substituído no comando pelo coronel Dunlap. Enquanto o primeiro mantinha uma relação pacífica com os indios, o novo comandante vem disposto a fomentar a guerra. Com esse objetivo, permite a caça aos bisontes. Os índios revoltam-se  e atacam os caçadores. Wes Slade, em viagem pelo território, é apanhado na guerra e é feito prisioneiro pelo coronel.
A luta continua com massacres de caçadores, colonos e militares. O juiz Davenport, do Departamento dos Assuntos Índios, também se desloca ao local para ver o que se passa e verificar se Dunlap se está a exceder. Wes Slade consegue evadir-se da prisão, e Dunlap, sem alternativa, deixa-o sair do Forte para que ele tente procurar ajuda no forte mais próximo. Entretanto os militares de Forte Bellamy já tinham entrado em ação e morto o chefe dos índios, que dessa forma são dominados. Wes Salde apenas se consegue salvar da prisão com a intervenção do juiz Davenport

Comentário
O argumento é bom, mas corre a duas velocidades. A parte final é apressada e mal desenvolvida, o que é  pena, numa história muito interessante. A edição dos desenhos no Mundo de Aventuras sofre da lamentável remontagem das vinhetas, com alteração por adição de desenho ou por corte. A impressão é de muito má qualidade, transformando os ótimos desenhos de Stokes  em,  por vezes, autênticos borrões.





Sem comentários:

Enviar um comentário