segunda-feira, 11 de março de 2013

relendo... ao acaso: Jim del Mónaco



Título
O último macaco branco
Série
Jim del Mónaco

Autores
Argumento: Tó Zé Simões
Desenhos: Luís Louro

Dados sobre o episódio
Publicação original: Almanaque O Mosquito-1987
Data da publicação: Dezembro de 1986
Leitura: Menatek Hara (álbum)
Editora: Asa
Data da publicação: 1992
12 páginas ( p3 a 14 do álbum)/ cor

Resumo
Jim é contratado por uma firma de advogados ingleses para encontrar o herdeiro de uma grande fortuna, que o pai quer de regresso a casa.
Acaba por ser Gina quem encontra o inglês, membro de uma associação ecologista e que por isso recusa o regresso ao seu país e aos negócios familiares.

Comentário
Mais um excelente episódio de Jim del Mónaco onde o humor inteligente povoa todas as páginas, nomeadamente através das personagens Tião e Gina. O episódio encontra-se publicado num álbum que ainda contém o episódio Menatek Hara.
Jim del Mónaco é uma das melhores série da banda desenhada portuguesa e merecia ter tido outro sucesso e continuidade.


6 comentários:

  1. Foi um sopro cheio de frescura na nossa Bd. Que pena que tenhamos um bom argumentista e depois mais tarde um belo desenhador. Ambos fazem muita falta à Bd nacional. Mas somos um país que a dimensão cultural é frágil. Que país se pode permitir não criar um espaço para esses autores e outros. Lembro-me que mais recente o José Carlos Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura de Jim del Mónaco deixa sempre uma sensação de boa disposição transmitida pelo humor do argumento e do desenho.
      Ojosé Carlos Fernandes sem dúvida que é outro autor de enorme qualidade.

      Eliminar
  2. E eu tive a honra de aparecer neste episódio "Menatek Hara" como personagem pela primeira vez numa banda desenhada de grande fôlego e em álbum.
    Modéstia à parte, chamo-lhe a atenção para o árabe, de grande nariz, chamado "Abdalino".
    Trata-se de uma brincadeira com o meu rosto, feita pelos meus amigos autores, Louro (desenhador) e Simões (argumentista), que também usaram Lino, o meu último apelido, para inventarem o nome daquele árabe.
    Muito rimos os três, quando eles me mostraram a banda desenhada, num dia em que os visitei no mini-estúdio a que chamavam "cubículo".

    Felicito-o pelo seu blogue.

    Geraldes Lino
    http://divulgandobd.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é das formas interessantes que os desenhadores usam para homenagear as pessoas que lhe são mais caras: o registo como personagem num episódio.

      Eliminar
  3. E depois de todo este tempo, tenho a dizer-vos, caros e queridos amigos, ele regress, o Jim Del Monaco, claro. Um abraço.
    https://www.facebook.com/louroesimoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que que será um regresso aplaudido. Uma das melhores séries feitas em Portugal,

      Eliminar