segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

relendo...ao acaso: Excalibur



Episódio
O anel mágico

Série
Excalibur

Autores
Argumento: Jorge Magalhães
Desenho: Augusto Trigo

Dados sobre o episódio
Leitura: Jornal da BD do nº 257 ao 264
Data da Publicação: de 14 de julho de 1987 a  1 de setembro de 1987
46 páginas/ cor
Resumo
Girflet o escudeiro do rei Artur, após a morte deste, parte pelo mundo. Um mensageiro entrega-lhe uma missiva em que Lancelot lhe pede para regressar a Tintagel.
Na viagem de regresso, num barco, encontra a bela Aribel que lhe oferece uma anel que, afirma, o defenderá de todos os males.
Mais tarde, um grupo de homens fá-lo prisioneiro, sob o olhar vigilante de um misterioso cavaleiro que monta uma armadilha a esses homens.
Girflet é levado para o castelo, e nesse local relembra num sonho a forma como se desembaraçou da espada do rei Artur.

Comentário
Um bom argumento, deixando a história ficar em aberto para capítulos futuros, onde  se poderia vir a saber quem são e qual o papel das diferentes personagens, cujo comportamento é neste episódio misterioso e incompreensível.
O desenho é muito bom, com excelentes composições de página.


2 comentários:

  1. Em meu nome e no do Augusto Trigo, obrigado pela referência a esta série, já um pouco esquecida. Infelizmente, em Portugal alguns projectos na área da BD (e não só) acabam por ficar pelo caminho, geralmente não por culpa dos autores mas das editoras, que nunca investem o suficiente na promoção dessas obras ou se desinteressam por motivos nunca bem explicados.
    O resultado é os leitores ficarem a perder, sobretudo aqueles que compraram as revistas ou os álbuns, pois nunca terão oportunidade de conhecer o destino das personagens, no caso de séries em continuação, como Excalibur e outras que fiz com o Trigo (e outros desenhadores) por essa época.
    Esta série teria, em princípio, três álbuns e no 2ª já se começaria a desvendar a complicada teia tecida em volta de Girflet e dos outros comparsas, nomeadamente o papel do Cavaleiro Negro, que era uma personagem fantástica, com poderes sobrenaturais.
    A realização do 1º episódio, "A Donzela e o Anel", foi um pouco atribulada, pois a 1ª parte saiu no "Tintin" (então dirigido por Vasco Granja e que acabou pouco depois), a 2ª no "Almanaque O Mosquito", da Editorial Futura, e a 3ª no "Jornal da BD", com o resto da história e pela primeira vez a cores - não me lembro se o álbum da Meribérica já teria saído, nessa altura.
    Sempre tive vontade de realizar, pelo menos, mais um episódio, mas ao fim de tantos anos essa hipótese é cada vez mais improvável... até porque eu e o Trigo já não não estamos propriamente na força da idade e a inspiração também já não é a mesma! Além de não vermos nenhuma editora eventualmente interessada, no actual panorama da BD portuguesa, também atingida pela crise...
    Um abraço do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  2. A dupla Jorge Magalhães/Augusto Trigo foi, na minha opinião, criadora de excelentes trabalhos.
    Augusto Trigo concebe as páginas como um objeto único e não apenas como um conjunto de vinhetas que têm que preencher a folha em branco. O grafismo de cada prancha consegue acrecentar uma leitura visual à forma como se lê a história. Há uma leitura por vinheta e depois uma leitura da página inteira.
    Noutro mercado e com outros meios de divulgação sem dúvida que o caminho teria sido outro.
    Quando vejo, por exemplo, uma dupla espanhola que teve sucesso, Mora/ La Fuente, com a divulgação que conseguiram dos seus trabalhos, e comparo com Magalhães/Trigo, sente-se a frustração de se viver neste país pequenino, pois a segunda em nada é inferior à primeira.

    ResponderEliminar