sábado, 22 de dezembro de 2012

Cisco Kid


O primeiro episódio da série Cisco Kid, a série desenhada pro José Luis Salinas com argumento de Rod Reed, foi publicado entre 15 de janeiro de 1951 e 31 de março do mesmo ano.
Em Portugal o episódio teve pelo menos quatro publicações. No Mundo de Aventuras,  entre os números 87 ( 12-4-51) e 101 ( 19-7-51), intitulado a Represa de Red Rock; depois já na década de setenta saiu no Jornal do Cuto, dos números 21 a 37 e sob o título genérico, que cobriu vários episódios, O regresso de Cisco Kid;  o Mundo de Aventuras no nº 351 na sua II série, em 26 de junho de 1980 voltou a publicar o episódio sem qualquer título e apenas com a indicação que se tratava do primeiro episódio da série; finalmente, a Editorial Futura também publicou o episódio em álbum em 1983.
Nesta primeira aventura estão todas as características que tornariam a série um sucesso: o cavalheirismo de Cisco, as mulheres que se apaixonam por ele, o impulso de ajudar os mais fracos contra os mais fortes; a companhia bem disposta de Pancho.
A tudo isto há que acrescentar os excelentes desenhos de José Luís Salinas, que mostra uma enorme capacidade de mostrar as emoções através dos rostos e produz efeitos gráficos de grande beleza no o uso dos contrastes entre o branco e o negro. 



6 comentários:

  1. Curiosamente, no nº 351 do saudoso Mundo de Aventuras, dedicado a Cisco Kid, do grande J. Luis Salinas, encontra-se uma das minhas primeiras contribuições para a a revista: um pequeno episódio de D. Quixote e os Leões, de Cervantes, na versão de Aquilino.
    O traço era, na altura, feito com riscos, tal como o do autor inglês (Tony Weare) do Matt Marriott, só que este com muito mais qualidade.
    Bom blog este,caro Colecionador de Bd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Santos Costa
      Ao ler o seu post recordei essa BD e mais duas que me ficaram na memória, do Mundo de Aventuras, pelo estilo usado.
      Por curiosidade, fui consultar o meu arquivo e ver quantas BD suas tinha registadas no Mundo de Aventuras. Apesar do seu post apenas me ter feito recordar, de memória, apenas mais duas, contabilizei dezoito histórias publicadas, o que sem dúvida o coloca como um dos autores portugueses mais publicados na fase II da revista.
      Vindo para o presente, parabéns pelo trabalho feito em Os piratas do deserto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. E num álbum da Editorial Futura de 1983.

    Cumprimentos

    Bedetecaportugal.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Zetantan
      Agradeço a sua visita e a sua informação. Parabéns também pela "Bedeteca", da qual sou vistante assíduo sempre a aguardar a mais recente atualização.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Eram excelentes histórias. O grafismo de Salinas era qualquer coisa de extraordinário pelo realismo que transmitia. Nas edições portuguesas falta acrescentar um álbum da Editorial Futura na colecção Antologia da BD Clássica. Cumps

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno neves
    Obrigado pela sua visita. Já corrigi o post, acrescentando o álbum ds Futura.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar