sábado, 18 de agosto de 2012

Os escorpiões do deserto

Em 1940, no deserto africano, um pequeno grupo de militares do exército britânico, Os Escorpiões do Deserto, está infiltrado em território inimigo dominado pelos italianos e pelos alemães, em missão de espionagem e de sabotagem.
Os valores éticos e morais dos soldados são constantemente postos em causa perante as circunstâncias de violência em que se encontram envolvidos, questionando com os seus atos o que é o bem e o que é o mal.
Numa guerra vale tudo? É esta uam das questões que este primeiro episódio suscita.
A traição cruza os caminhos dos protagonistas. E na guerra a traição não se perdoa.
É o primeiro episódio de uma série que marcou a banda desenhada e muito em especial as séries sobre a II Guerra Mundial. Logo no início assite-se ao massacre de militares italianos, onde a violência de um dos Escorpiões é exacerbada, mostrando nele o prazer de disparar e matar.
Hugo Pratt, o autor, sente-se à vontade no desenho do deserto. Já em Corto Maltese a série As etiópicas é das mais bem conseguidas.
Nesta guerra de Pratt as mulheres também têm lugar e como ele gosta de as desenhar, misteriosas e sedutoras. Neste primeiro episódio é Juditah que no seu uniforme branco surge com um papel relevante.
O álbum da minha coleção é uma ediçãoda Merbérica-Liber de 1991, em edição colorida, e nas primeiras páginas tem um série de uniformes usados por diferentes exécitos na guerra do deserto.

2 comentários:

  1. Olá:
    Parabéns por este blog. É muito bom.

    Sou Jesús Duce, aquele que carrega o blog Pecios.
    Estou à procura de histórias em quadrinhos antigas em Português, ou seja, Capitao Trovão. Pode me ajudar?

    Deixo meu e-mail:
    je.duce @ terra.es

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pela sua mensagem.
      Quanto aos eu pedido, não tenho revistas do Capitão Trovão.
      Saudações

      Eliminar