sábado, 16 de junho de 2012

As falanges da ordem negra

Bilal tem uma obra estruturada na área da ficção científica. Este álbum foge a essa sua temática favorita, abordando um assunto centrado no mundo real e atual. 
O argumento de Christin centra-se  num tema político que tem origens na guerra cívil espanhola dos anos trinta do século XX, que confroutou as tropas de direita chefiadas por Franco (falangistas), que sairam vencedoras, com as forças do exécito republicano. Muitos anos mais tarde, um grupo de falangistas entra numa aldeia e faz um massacre. Um grupo de voluntários internacional que na época da guerra fazia parte de uma brigada republicana, e  no momento em que decorrem os factos descritos no álbum tem os seus elementos já com idades superiores a sessenta anos, junta-se para exterminar os falangistas. Com esse objetivo percorrem alguns países da europa, em imagens que Bilal identifica de forma clara. Realce-se o desenho que Bilal faz da catedral da Sagrada Família em Barcelona.
Parecendo um tema datado, a realidade do terrorismo internacional que hoje se vive, embora sem as mesmas razões ideológicas, torna este álbum um retrato da sociedade contemporânea que merece ser lido.


Sem comentários:

Enviar um comentário